As novidades chegaram hoje. E são muitas. Comecemos pelos dias do evento. No próximo ano, o Rock in Rio-Lisboa acontece nos dias 23,24, 29 e 30 de junho de 2018. Ou seja, o festival alterou o seu calendário para o início do verão. Porquê? Duas razões: a primeira está relacionada com as digressões dos artistas, permitindo que os responsáveis consigam construir um cartaz de luxo; a segunda razão prende-se com condições meteorológicas, bem mais favoráveis nesta altura.
Outra novidade diz respeito ao número de dias do festival. Até 2016, existiam cinco dias de Rock in Rio-Lisboa. No próximo ano, serão apenas quatro dias do festival. Nisto reflete-se, também, o número de artistas no Palco Mundo (palco principal): passa das habituais quatro atuações para cinco concertos diários.
Quanto ao Palco Vodafone (Second Stage), irá sofrer uma alteração na sua programação. Ao invés de apresentar um estilo mais alternativo, irá ser mais “transversal” para o público em geral.
Parecendo que não, Lisboa já acolheu sete edições do Rock in Rio. E, 13 anos após a primeira edição (o festival realiza-se dois em dois anos), o festival de música que bem conheces vai trazer novos formatos e novos conteúdos de entretenimento.
Portanto, em junho de 2018, a Cidade do Rock (Bela Vista, em Lisboa) terá estruturas renovadas como uma nova cenografia do Palco Mundo, uma Rock Street dedicada a África e novos espaços de entretenimento para um público mais jovem. Afinal, estamos numa era em que conceitos como o digital, gaming e cultura pop têm um forte significado no dia-a-dia, e, aproveitando essa onda, o Rock in Rio tentará, também, tornar-se um festival com forte vertente no mundo atual.
Por exemplo, terás jogos de arcada, lojas com variados produtos alusivos aos maiores ícones culturais das últimas décadas, e, até, um palco que irá receber diariamente performances e demonstrações artísticas do mundo da cultura pop.
Nota-se que há uma clara aposta neste campo. Nesse sentido, o Digital Stage, incluído no “novo bairro” Pop District, é uma das grandes novidades do Rock in Rio-Lisboa. O Digital stage é um palco que irá receber grandes nomes do entretenimento online, como youtubers. É uma clara aposta num público mais jovem, na medida em que estes poderão interagir presencialmente com alguns dos seus ídolos.
Haverá, ainda, uma Gourmet Square, que, ao que tudo indica, será uma praça de restauração inspirada no Mercado da Ribeira, em Lisboa, onde estarão alguns dos mais conceituados chefs.
Este promete ser um Rock in Rio-Lisboa muito diferente, mais atual, mais interativo, mas sem nunca perder o seu grande foco: o entretenimento musical.
Ainda não há artistas confirmados, mas brevemente sairão mais informações neste sentido. A organização do Rock in Rio falou ainda no termo Early Bird, o que significa que, inicialmente, os bilhetes estarão à venda a um preço promocional e em quantidades muito limitadas. O preço, portanto, irá manter-se nos 69€, havendo ainda, em 2018, o passe fim de semana, com preço ainda a definir.