A dstelecom alarga a cobertura de fibra em Boticas a mais 3.300 casas, incluindo oito localidades que passam a ter acesso pela primeira vez.
A dstelecom prevê concluir durante o terceiro trimestre de 2026 uma nova fase de expansão da sua rede de fibra ótica no concelho de Boticas, no distrito de Vila Real, alargando a cobertura a cerca de 3.300 habitações adicionais. Com esta intervenção, a infraestrutura passará a abranger aproximadamente 98% do território municipal, correspondendo a cerca de 6.000 moradas distribuídas por todas as freguesias.
A empresa, que opera no município desde 2014, estende agora a rede a oito localidades onde até aqui não existia acesso a fibra ótica: Alturas do Barroso, Cerdedo, Ardãos, Bobadela, Covas do Barroso, Dornelas, Curros e Fiães do Tâmega. Para além disso, estão previstos reforços de cobertura em zonas já parcialmente servidas, nomeadamente em Codessoso, Beça, Pinho, Sapiãos, Vilar e Viveiro.
A rede disponibilizada pela dstelecom opera em regime aberto e multioperador, permitindo que os utilizadores escolham entre diferentes prestadores de serviços de telecomunicações que utilizam a mesma infraestrutura. Este modelo visa promover concorrência ao nível da oferta e possibilitar diferentes opções de serviço aos consumidores.
