Iniciativa de Kiko Martins no seu O Talho foca-se na origem da carne Barrosã, com demonstração de cortes e degustação guiada.
O restaurante O Talho, em Lisboa, recebe a 9 de julho, pelas 19h, o evento O Corte . Barrosã . Nº 1, uma iniciativa concebida pelo chef Kiko Martins que inaugura um conjunto de sessões dedicadas a diferentes raças autóctones portuguesas. A proposta centra-se na relação entre produção, transformação e consumo de carne, com foco na rastreabilidade e no conhecimento direto da origem dos produtos.
Esta primeira edição é dedicada à raça bovina Barrosã e inclui a participação de Carlos Sousa, produtor da Quinta do Souto, que apresentará o seu trabalho e o modelo de produção associado a esta raça. A sessão começa com uma conversa entre o produtor e os participantes, proporcionando enquadramento sobre as práticas de criação, características da raça e contexto da produção nacional.
Segue-se o desmanche de um animal ao vivo, acompanhado e explicado, permitindo observar de forma detalhada a divisão da carcaça, a identificação dos diferentes cortes e as respetivas aplicações gastronómicas.
A experiência culmina com uma degustação comentada de diferentes cortes provenientes do mesmo animal, preparados de distintas formas. O objetivo é evidenciar as diferenças de sabor, textura e intensidade entre as várias partes, bem como a sua adequação a métodos de confeção específicos. A refeição é acompanhada por uma seleção de vinhos escolhidos para harmonizar com os pratos apresentados.
“O Corte . Barrosã . Nº 1” tem lotação limitada a 20 participantes e um custo de 120€ por pessoa.
