Agência Portuguesa do Ambiente confirma: a Praia da Calada, em Mafra, vai estar interdita este verão

- Publicidade -

A Praia da Calada não tem condições para receber banhistas em 2026 devido à instabilidade da arriba causada pelo mau tempo.

A Praia da Calada, em Mafra, no distrito de Lisboa, não tem condições para receber banhistas em 2026, devido à instabilidade da arriba por conta do mau tempo, anunciou hoje José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). As declarações foram feitas no Porto, no âmbito da apresentação de um relatório acerca dos efeitos do mau tempo no litoral de Portugal continental entre outubro de 2025 e os primeiros dias de março, bem como o plano de obras para recuperação e minimização de danos.

Este ano, não há condições de aqui fazer praia“, avisou o presidente da APA em declarações à Lusa. Reforçou que não há condições para garantir “quer o acesso à praia quer a estabilização daquela arriba“, pelo menos no decorrer deste ano. No relatório apresentado pode ler-se que a Praia da Calada foi sinalizada pela instabilidade da arriba, mas também por danos em obras de proteção costeira, enquanto outras praias daquele concelho também foram marcados pela mesma instabilidade.

Já o presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís, expôs o seu descontentamento com encerramento da praia da Calada, contudo admitiu que não há recursos e que “a Agência Portuguesa do Ambiente não vai conseguir intervir até à época balnear“. A Praia da Calada estava na lista de praias abrangidas por projetos de intervenção para a proteção e defesa da costa portuguesa, no âmbito do Programa Operacional Sustentável 2030, um conjunto de iniciativas com o investimento de cerca de 20,2 milhões de euros apresentado no início do ano passado.

Podem existir outras praias com restringimentos no próximo verão, mas, questionado pelos jornalistas, Pimenta Machado não pôde antecipar quais. No entanto, garantiu que a APA está a trabalhar para “assegurar” que o máximo possível destes locais possam abrir a banhos na próxima época balnear.

Ricardo Alves
Ricardo Alves
Licenciado em Ciência da Informação, desviei-me para a Comunicação Social e é aqui que estou bem. Um assumido "papa-séries", especialmente se forem aquelas que quase ninguém vê. Nintendo Switch aficionado, aspirante a estudante em Hogwarts, e treinador Pokémon in the making.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados