Tapada Nacional de Mafra reabriu ao público com acompanhamento obrigatório de guia em todas as experiências

- Publicidade -

Vão ser aplicadas várias medidas na Tapada Nacional de Mafra que têm em vista a segurança e a qualidade das experiências.

A Tapada Nacional de Mafra, Património Mundial da UNESCO desde 2019, reabre ao público este sábado, 21 de fevereiro, depois do encerramento forçado por conta do mau tempo. Contudo, há uma novidade. As visitas continuam a acontecer, mas agora com um modelo reforçado que “passa a exigir acompanhamento obrigatório por guia em todas as experiências“, como informado em comunicado. Esta medida pretende focar-se “na segurança, na qualidade da experiência e numa abordagem tecnicamente sustentada“.

Os acontecimentos recentes, como dito no site oficial, “vieram reforçar aquilo que a vivência diária neste território nos ensina: a Tapada é um sistema vivo, onde solo, água, fauna, flora e ação humana se interligam permanentemente“. A reabertura “assenta numa abordagem tecnicamente fundamentada e orientada para a segurança dos visitantes, garantindo simultaneamente a qualidade da experiência e a preservação deste património natural e histórico“, lê-se na informação divulgada.

O Conhecer a Tapada, um passeio de carro elétrico pelo parque, é a primeira experiência a retomar e a sofrer alterações: passa a integrar “uma componente pedestre de aproximadamente 600 metros (ida e volta) para acesso à viatura“. Esta experiência decorre aos fins de semana, pelas 11h15 e 15h, e nos dias úteis também às 15h. A partir de 2 de março, a experiência de percurso pedestre passa a ser realizada exclusivamente com guia. O horário será brevemente divulgado e a bilheteira disponibilizada online e nos locais habituais. O preço do bilhete não se altera, mantendo-se o valor de 5€ por participante, com um mínimo de três pessoas por grupo.

Também para março estão agendadas duas experiências especiais: o percurso interpretativo Plantas mágicas e animais escondidos, que assinalar o Dia Mundial da Vida Selvagem, no dia 7, e Passeio de Forest Mind, no âmbito do Dia Internacional da Mulher que se celebra no dia seguinte, 8.

Apesar das alterações, a Tapada Nacional de Mafra indica que a “observação de fauna mantém-se com normalidade“. No entanto, pela movimentação dos solos, é recomendado o uso de calçado adequado. A experiência não é aconselhada a pessoas com mobilidade reduzida, dificuldades em percorrer trajetos sinuosos ou a carrinhos de bebé.

Ricardo Alves
Ricardo Alves
Licenciado em Ciência da Informação, desviei-me para a Comunicação Social e é aqui que estou bem. Um assumido "papa-séries", especialmente se forem aquelas que quase ninguém vê. Nintendo Switch aficionado, aspirante a estudante em Hogwarts, e treinador Pokémon in the making.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados