Entre 25 de fevereiro e 1 de março, celebra-se a ligação entre Portugal e o Brasil através do Atlântico com o Galeria Visit Brasil.
Entre 25 de fevereiro e 1 de março, Lisboa vai receber o que de melhor tem o Brasil com o evento Galeria Visit Brasil, que chega à capital portuguesa depois de passagens bem-sucedidas por Londres, Roma, Paris, Nova Iorque, Los Angeles e Miami. Sob o mote da ligação atlântica entre Portugal e o Brasil, a iniciativa organizada pela Embratur transforma o espaço numa “experiência sensorial imersiva“, que combina arte, artesanato e tecnologia. No coração desta edição está a exposição Oceano – Descubra o Brasil em Paisagens Bordadas pelo Atlântico, “um percurso imersivo onde fotografia, artesanato, vídeo e som se cruzam numa atmosfera de cinema“.
Para completar toda a experiência de imersão, os visitantes da Galeria Visit Brasil vão poder “mergulhar” em destinos brasileiros icónicos como Fernando de Noronha e os Lençóis Maranhenses, explorando a biodiversidade marinha de forma próxima e sustentável, tudo através de óculos de realidade virtual.
“Levaremos mais do que a promoção de destinos para Lisboa. Levaremos uma visão de futuro. Colocar o mar no centro da promoção turística é reconhecer sua importância e se tornar um aliado do meio ambiente, apoiando a conservação da vida marinha e a regeneração dos ecossistemas costeiros“, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A programação arranca no dia 25 com uma forte componente cultural, destacando-se o projeto Rua das Pretas, de Pierre Aderne, e a exibição do documentário Quanto vale o azul. O primeiro dia conta ainda com visitas guiadas pelo designer Renato Imbroisi e debates sobre o impacto positivo das viagens na conservação dos ecossistemas. Nos dias seguintes, o foco divide-se entre conferências com especialistas da Bandeira Azul, oficinas de frevo e momentos gastronómicos dedicados aos sabores do mar, protagonizados por chefs brasileiras que exploram as fusões culinárias entre os dois países.
Para encerrar a semana, a galeria aposta na música e na descontração. Haverá exibições cinematográficas, como o documentário Caiçara de Oskar Metsavaht e ritmos tropicais do projeto Som Live N’Águlha. Claro que não faltarão as típicas caipirinhas, que contam com diversos momentos de degustação.
A entrada é livre, e o evento acontece na Rua da Boavista, 54, zona do Cais do Sodré. A Galeria Visit Brasil em Lisboa vai acontecer na mesma semana da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), que em 2026 tem o Brasil como país convidado.
