A Iberdrola | bp pulse estreou um sistema que usa baterias para permitir cargas de 400 kW com uma ligação à rede de apenas 30 kW.
A Iberdrola | bp pulse inaugurou em Moscavide uma infraestrutura de carregamento elétrico inédita em Portugal, que recorre a um sistema de baterias para contornar as limitações de potência da rede pública. A nova estação permite realizar carregamentos ultrarrápidos sem exigir as habituais obras de reforço da rede elétrica ou os morosos processos de licenciamento associados.
O funcionamento do sistema baseia-se numa gestão inteligente da energia acumulada. Apesar de a infraestrutura ter uma ligação à rede de apenas 30 kW, a unidade dispõe de uma capacidade de armazenamento de 1256 kWh. Este “reservatório” energético alimenta dois carregadores de 400 kW cada, permitindo que um veículo elétrico recupere de 10% a 80% da bateria em menos de 15 minutos. Essencialmente, o sistema carrega as baterias de suporte lentamente ou durante períodos de excedente de produção renovável, libertando depois essa energia em picos de alta potência quando solicitada pelos utilizadores.
Esta solução técnica surge como resposta às dificuldades de implementação de carregadores rápidos em zonas onde a rede elétrica não tem capacidade suficiente. Ao eliminar a necessidade de instalar novos cabos e infraestruturas pesadas, o modelo reduz os custos e o tempo de implementação, garantindo acesso a potências elevadas em áreas com restrições técnicas.
A unidade de Moscavide, situada numa zona de tráfego intenso junto ao Aeroporto Humberto Delgado e à Ponte Vasco da Gama, servirá de projeto-piloto. Os dados operacionais recolhidos nesta localização serão utilizados para planear a expansão deste tipo de tecnologia para outros pontos estratégicos em Portugal e Espanha onde existam constrangimentos semelhantes de acesso à rede elétrica.
