Os custos atuais de módulos de memória RAM podem ser os culpados pelo atraso da próxima geração de consolas da Sony.
Um novo artigo no Bloomberg sugere que as dificuldades gestão de escala de produção de módulos de memória RAM podem ter impacto severos no desenvolvimento e lançamento de novas consolas. Um pouco à semelhança do que se prevê no setor dos smartphones e outros gadgets pessoais, onde se especulam aumentos de preço e redução de características técnicas.
A escassez destes componentes, resultam de uma procura elevada por centros de dados de IA, que têm nos últimos meses adquirido quantidades astronómicas, transformando até a forma como alguma marcas e produtoras agem no mercado.
O artigo, à luz desta realidade, afirma agora que tecnológicas como a Sony e a Nintendo preparam-se para a confrontar com decisões difíceis. No caso da Sony, uma das fontes citadas afirma que a “Sony Group Corp está a considerar empurrar o lançamento da sua próxima PlayStation para 2028 ou até 2029”. A concretizar-se, esta poderá ser uma das maiores janelas de tempo entre lançamento de novas gerações da PlayStation, que teve o lançamento da PlayStation 5 original em 2020 e que teve uma atualização de meio da geração com a PlayStation 5 Pro.
Este possível adiamento, poderá, no entanto, revelar-se em dois aspetos positivos, um é que se trata também de um esforço da Sony em manter a sua próxima consola a preços dentro do que se possa considerar realista, a outra é que os jogadores não terão que se preocupar com a eventualidade das suas consolas atuais ficarem obsoletas e sem suporte de novos títulos.
O mesmo não se aplicará à Nintendo, especialmente a quem ainda não adquiriu uma Nintendo Switch 2, com o artigo a alegar que a Nintendo poderá aumentar o preço da sua mais recente consola híbrida ainda este ano.
Para já, nem a Nintendo ou a Sony comentaram oficialmente estes cenários.
