Mas a Feira de São Matias não foi o único evento cancelado no país devido às intempéries.
A Câmara Municipal de Abrantes anunciou o cancelamento da edição de 2026 da Feira de São Matias, o evento secular que tem lugar no recinto do Aquapolis, na margem sul do Tejo. A decisão foi motivada pelos graves danos causados pelas recentes tempestades e pelas cheias que atingiram a região.
Segundo o município, “não estão reunidas as condições para a realização da feira, não só pelo elevado grau de destruição do espaço público, mas também por questões de gestão e segurança“, lê-se em comunicado. “É tempo de união, de limpeza, de reparações e de fazer tudo para que se regresse à normalidade“, refere a autarquia, garantindo que a Feira de São Matias regressará em 2027.
Com origens que remontam ao século XIII, a Feira de São Matias é considerada um dos ex-líbris culturais de Abrantes, reunindo anualmente carrosséis, jogos e diversões, bancas de quinquilharia, exposição de viaturas e alfaias agrícolas, além de bares e roulotes de farturas, pipocas e algodão doce. O evento é também um importante motor de dinamização económica e social, normalmente acompanhado por um programa cultural e empresarial complementar.
A Feira de São Matias não foi o único evento cancelado no país devido às intempéries. Os festejos de Carnaval em Caldas da Rainha, Nazaré, Torres Vedras, Tomar ou Vila de Rei, e a Feira de Maio, em Leiria, não irão acontecer este ano.
