Governo isenta portagens nas zonas afetadas pela depressão Kristin

- Publicidade -

Medida vigora durante uma semana e abrange troços da A8, A17, A14 e A19.

O primeiro‑ministro anunciou que o Governo vai avançar com a isenção de portagens nas autoestradas que atravessam as áreas mais atingidas pela depressão Kristin. A medida entra em vigor à meia‑noite e prolonga‑se por uma semana, abrangendo troços da A8 (entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente), A17 (entre o nó da A8 e o nó de Mira), A14 (entre Santa Eulália e o Nó de Ança) e A19 (entre o Nó de Azoia e o Nó de São Jorge).

Durante uma visita a uma empresa em Pombal, Luís Montenegro explicou que o executivo estava a ultimar a decisão, reivindicada por vários autarcas dos concelhos afetados. O objetivo é facilitar deslocações urgentes e operações de resposta à intempérie, num perímetro que será divulgado publicamente.

Esta decisão foi tomada por forma a poder apoiar a deslocação de materiais e de voluntários para estas regiões do país, em estrita articulação com as concessionárias e subconcessionárias“, diz o Ministério das Infraestruturas em comunicado.

Também na passada segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, pediu a isenção imediata do pagamento de portagens no troço da A8 liga a Marinha Grande e Leiria. A Câmara de Montemor-o-Velho pediu o mesmo, mas para a A14, enquanto se mantiverem os condicionamentos em várias estradas do concelho. A Brisa disse estar “inteiramente disponível” para aplicar uma possível isenção de portagens nas zonas afetadas pelo mau tempo, caso fosse decidida pelo Governo.

A isenção pretende aliviar a circulação numa região onde continuam a decorrer trabalhos de limpeza, avaliação de danos e reposição de infraestruturas, num esforço conjunto entre autarquias, proteção civil e serviços do Estado.

A depressão Kristin levou o Governo a decretar situação de calamidade em 69 concelhos e a anunciar um pacote de apoio que poderá atingir 2,5 mil milhões de euros. Leiria e Coimbra foram os distritos mais afetados pela depressão Kristin. O município leiriense lançou esta terça-feira a Operação Telhado Solidário para ajudar à reparação de casas danificadas.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados