Enquanto a marca O Gato Preto vai ficando cada vez mais reduzida, a cadeia dinamarquesa NORMAL ganha força.
Muitas têm sido as novidades no centro comercial Alegro Setúbal. Da chegada de novas lojas, às reaberturas com conceitos atualizados, há efetivamente uma aposta centrada em melhorar a oferta para aqueles que procuram o centro para as suas necessidades.
Em maio do ano passado, por exemplo, o centro comercial passou a contar com novas insígnias e reconfigurações de espaços já existentes. A abertura da Delta Espresso introduziu um novo ponto de paragem para quem procura uma pausa breve, enquanto a Oro Vivo regressou com um conceito renovado e um layout alinhado com a imagem mais recente da marca, ocupando o espaço deixado vago pela Naturloja. Também a New Home Decor voltou a integrar a oferta do centro, com propostas direcionadas para a decoração de interiores.
Em junho, o destaque foi o regresso da loja Quatro Patas, retomando a ligação com o público que valoriza produtos e serviços dedicados aos animais de companhia. Já a Parfois reabriu num novo espaço – basicamente ocupou o antigo lugar da Oro Vivo e da pastelaria Aquarius – agora mais amplo e com maior visibilidade, reunindo toda a coleção da marca. A Tabak, por sua vez, apresentou-se com uma imagem atualizada, mantendo o posicionamento de conveniência que a caracteriza.
Mais recentemente, o Alegro Setúbal passou a contar com uma pop Lpoint, que trouxe uma seleção de marcas internacionais ligadas à moda e ao calçado, incluindo nomes como Fred Perry, Adidas, Vans e Converse, bem como com uma loja da Decenio e um quiosque da Santini. Já a Cidália Cabeleireiros foi relocalizada, com uma nova imagem, tudo porque, no anterior espaço, está a nascer uma loja Celeiro, cuja oferta se centra em produtos saudáveis e refeições ligeiras. E esta loja está atrasada, pois deveria ter sido inaugurada até ao final de 2025.

Mas há mais novidades planeadas para 2026. Por exemplo, estão a funcionar, no estacionamento exterior do centro comercial, os cacifos automáticos da IKEA. Já a loja d’O Gato Preto fechou… para dar lugar a uma loja da NORMAL. Sim, a cadeia dinamarquesa está presente no Alegro Setúbal desde dezembro de 2023, mas vai mudar-se para o piso 0, ocupando o espaço onde, durante muito tempo, existiu a loja d’O Gato Preto, marca que está em sérias dificuldades financeiras, tendo inclusive anunciado o fecho de lojas em Espanha para salvar o negócio em Portugal. Contudo, nem o nosso país escapa à crise da marca.
Em todo o caso, a loja da NORMAL continua a funcionar no Alegro Setúbal como se nada fosse, uma vez que a transição para a nova loja somente está prevista para maio.
