Xbox promete lançamentos mais consistentes na PlayStation 5

- Publicidade -

O plano da Xbox passa por lançar mais jogos na PlayStation 5 no dia de lançamento.

Recentemente a Xbox revelou que dois dos seus maiores lançamentos do ano, Fable e Forza Horizon 6, ambos produzidos pela Playground Games, chegarão não só ao ecossistema Xbox, mas também às consolas PlayStation 5.

Enquanto que Fable será lançado logo tanto no ecossistema Xbox como na PlayStation 5, já Forza Horizon 6, terá uma pequena janela de exclusividade no PC e na Xbox Series X|S, antes de chegar à consola da Sony, ainda em 2026. Nesta discrepância de estratégia de lançamentos podemos acrescentar Halo: Campaign Evolved, que está também prometido com lançamento simultâneo nas várias plataformas, em contraste com outros jogos que foram lançados nos últimos meses para PC e Xbox Series X|S e que chegarão este ano à PlayStation 5.

Agora, a Xbox, mais precisamente o chefe da Xbox Game Studios, Craig Duncan, afirmou em entrevista ao GamesRadar, que o plano de distribuição dos seus jogos não se manterá assim tão irregular e, potencialmente, frustrante para os consumidores, prometendo que irão trabalhar no sentido de tornar os lançamentos multiplataforma mais consistentes.

Quando questionado pela forma como jogos como Fable e Forza Horizon 6 serão lançados, Duncan respondeu: “Há sempre realidades do desenvolvimento relacionadas com o momento em que estes projetos começam – a dimensão da equipa e os planos que existem no início do desenvolvimento. (…) quando uma estratégia muda, pode haver um plano associado a um jogo que talvez seja possível adotar, ou talvez não. É por isso que isto acontece. E, para ser claro, este é um feedback totalmente justo. Por vezes somos inconsistentes. Vêem-se alguns jogos num único sítio, outros em vários. O que importa é que vamos trabalhar nisso e tentar ser mais consistentes na forma como atuamos.”

Esta é, de facto, uma questão pertinente, especialmente nesta nova era da Xbox, que se tornou efetivamente numa editora multiplataforma, numa escala histórica marcada por estreias inéditas de várias propriedades outrora fechadas no seu ecossistema, e que agora começam a surgir não só na PlayStation, como em consolas Nintendo. A cada nova apresentação de novos jogos e projetos, no entanto, as dúvidas dos consumidores, em particular da PlayStation, continuam a levantar-se, questionando-se se o “novo jogo” chegará à sua Plataforma de eleição dentro das janelas de tempo originais. Assim, com o tempo, de acordo com Duncan, será quase uma garantia.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados