A nova unidade da Lufthansa Technik, situada no parque empresarial Lusopark, deverá estar concluída até ao final de 2027 e contará com tecnologia de ponta no setor de manutenção, reparação e revisão.
Em dezembro de 2024, ficava-se a saber que a Lufthansa Technik ia construir uma nova fábrica em Santa Maria da Feira, a cerca de 35 quilómetros a sul do Porto. Pois bem, a construção deve arrancar ainda este ano, uma vez que a empresa pretende que as futuras instalações estejam operacionais no final de 2027.
O projeto foi enquadrado com o estatuto de Potencial Interesse Nacional em maio do ano passado, tendo recebido aprovação dois meses depois. Nessa altura, a empresa previa a instalação de uma unidade com cerca de 54.000 m2, admitindo uma eventual expansão até aos 71.800 m2. Os documentos mais recentes, de acordo com o Jornal de Negócios, identificam a aquisição de um terreno com 228.871 m2, onde será construída uma unidade com 48.753 m2 dedicada à reparação de componentes de motores e outras peças de aeronaves.
A Lufthansa Technik planeia também acelerar significativamente o recrutamento ao longo deste ano, sendo que a maioria dos trabalhadores já admitidos, sobretudo os que irão desempenhar funções ligadas à produção, encontra-se a frequentar formação teórica e prática num centro criado especificamente para esse efeito. O objetivo é atingir cerca de 180 colaboradores até ao final deste ano, avançar para 300 em 2028, quando a fábrica estiver plenamente operacional, e alcançar os 500 trabalhadores em 2030.
O investimento global do projeto está avaliado em 309 milhões de euros.
