A circulação na Praça da Liberdade e ruas adjacentes sofre restrições devido à construção da Linha Rosa do Metro, mantendo percursos alternativos para automóveis.
A circulação em frente à Estação de São Bento vai sofrer alterações devido às obras da Linha Rosa do Metro do Porto, no troço entre a Praça da Liberdade e a Casa da Música. As alterações no trânsito entraram em vigor esta sexta-feira, 23 de janeiro, e prolongam-se até 23 de abril.
O tráfego nesta zona ficará limitado a um único sentido ascendente, no troço em frente à estação, permitindo apenas a circulação da Sé em direção à Rua Sá da Bandeira ou da Rua de Mouzinho da Silveira para a mesma rua. Quem precisar de aceder à Rua de Mouzinho da Silveira ou à Sé terá de utilizar o Largo dos Lóios, recorrendo a desvios pela Praça da Liberdade ou pela Rua dos Clérigos, como já aconteceu em fases anteriores das obras.
A Praça de Almeida Garrett terá proibição de paragem e estacionamento entre os números 19 e 39. Para além disso, o trânsito sofrerá estreitamentos na Praça da Liberdade, no arruamento sul entre a parte nascente e a Praça de Almeida Garrett, bem como na Praça de Almeida Garrett, no troço entre a Rua de Mouzinho da Silveira e a Praça da Liberdade. Para quem se dirige à Avenida dos Aliados ou à Rua de Sá da Bandeira, não haverá alterações no percurso.
Nos primeiros três dias da implementação destas medidas, a PSP e a Polícia Municipal estarão presentes no local para acompanhamento da circulação.
De recordar que a Linha Rosa do Metro do Porto, atualmente em construção, vai ligar a Estação de São Bento à Casa da Música, com paragens intermédias no Hospital de Santo António e em Galiza. A abertura está prevista para o primeiro trimestre de 2027.
Foto: CM Porto/Andreia Merca
