Com um investimento de 8,6 milhões de euros, a STCP amplia a sua frota elétrica, substituindo veículos antigos e promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável.
A STCP colocou esta semana em circulação 20 novos autocarros totalmente elétricos, reforçando a sua estratégia de transição energética e de mobilidade com zero emissões.
As novas viaturas ficam sediadas na Estação de Recolha da Via Norte e vêm substituir 20 autocarros em fim de vida útil, que serão abatidos, contribuindo para a renovação progressiva do parque de veículos e para a modernização da frota.
Produzidos pela Caetano Bus, os novos autocarros estão equipados com tecnologia de última geração, incluindo um sistema de visão panorâmica a 360 graus, maior eficiência energética e uma autonomia superior a 400 quilómetros. As viaturas apresentam ainda uma redução significativa dos níveis de ruído, bem como melhorias ao nível do conforto e da segurança, tanto para passageiros como para motoristas.
O investimento associado à aquisição destes autocarros ascende a 8,6 milhões de euros e foi integralmente financiado pelos seis municípios acionistas da empresa – Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Valongo e Gondomar.
Com a entrada em serviço destas 20 viaturas de dimensão standard, a STCP passa a operar um total de 88 autocarros livres de emissões, o que representa cerca de 20% da frota operacional. A restante frota é atualmente composta por veículos a gás natural, que correspondem a aproximadamente 70%, e por autocarros a diesel, que representam cerca de 10%. Está prevista, até ao final de 2026, a incorporação de mais 38 autocarros elétricos, o que permitirá elevar o número total deste tipo de viaturas para 126, correspondendo a cerca de 30 por cento da frota global.
Esta renovação da frota insere-se na estratégia de descarbonização da STCP, que prevê a eliminação progressiva dos veículos a diesel até 2028.
Foto: STCP
