MC recebe financiamento europeu para reduzir pegada de carbono, investir em energias renováveis e reforçar práticas de economia circular nas lojas.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 100 milhões de euros à MC, com prazo de 12 anos, destinado a promover a sustentabilidade de cerca de 400 lojas de retalho em Portugal, como é o caso das lojas Continente.
Entre as iniciativas previstas estão a substituição dos sistemas de refrigeração atuais por tecnologias mais eficientes, a instalação de painéis solares com armazenamento de energia, a criação de postos de carregamento para veículos elétricos e a implementação de sistemas de gestão de resíduos, incluindo máquinas de devolução automática de embalagens recicláveis.
Este novo empréstimo complementa a parceria estabelecida em 2019, quando a MC beneficiou de um financiamento de 55 milhões de euros com objetivos semelhantes, reforçando a estratégia da empresa de reduzir o impacto ambiental das suas operações de retalho. A operação conta com o apoio do InvestEU, programa da União Europeia destinado a mobilizar investimentos adicionais na ordem dos 372 mil milhões de euros entre 2021 e 2027.
