A obra das residências universitárias do Avepark foi adjudicada por mais de 10 milhões de euros, permitindo cumprir os prazos definidos pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
A Câmara Municipal de Guimarães aprovou a adjudicação da conclusão das obras do edifício de alojamento para estudantes do ensino superior no Avepark, em Barco, numa decisão tomada na reunião do Executivo Municipal.
A conclusão dos trabalhos foi atribuída, através de concurso público, à empresa Costeira – Engenharia e Construção, pelo montante de 10,083 milhões de euros, acrescido de IVA. O prazo de execução fixado é de 180 dias, numa obra que se encontra atualmente com um grau de execução próximo dos 57%.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, referiu que se tratava de uma obra parada, com um investimento elevado já realizado e com financiamento europeu em risco, caso não fossem cumpridos os prazos estabelecidos.
O projeto das residências universitárias do Avepark beneficia de cerca de sete milhões de euros provenientes do PRR, integrados num investimento global estimado em cerca de 17 milhões de euros. O incumprimento dos prazos – a obra encontrava-se executada em pouco mais de metade no início do atual mandato – implicaria a devolução integral do apoio comunitário, com um impacto financeiro significativo para o município.
Foto: CM Guimarães/Paulo Pacheco
