A Netflix vai procurar competir pela atenção dos utilizadores num ambiente dominado pelos conteúdos de curta duração do YouTube, TikTok e Instagram.
Durante a mais recente apresentação dos resultados financeiros referentes de 2025, a Netflix anunciou que vai fazer uma reformulação completa à sua aplicação para para dispositivos móveis em 2026. Esta mudança, não será apenas visual e funcional, será também estratégica, uma vez que tem como objetivo oferecer conteúdos com formatos de curta duração, procurando ocupar um espaço atualmente dominado pelo YouTube, TikTok e Instagram, que consomem uma grande parte da atenção dos utilizadores dos dispositivos móveis.
Greg Peters, co‑CEO da empresa, descreve a atualização como uma base essencial para atender melhor à expansão dos negócios ao longo da próxima década. A nova versão da aplicação está a ser concebida para ser mais flexível, permitindo que a Netflix teste e aperfeiçoe novas funcionalidades de forma contínua. O elemento de destaque nesta futura transformação será uma integração mais profunda de vídeos em formato verticais. Desde maio, a plataforma já tem testado os vídeos curtos de filmes e séries em formatos semelhante aos do TikTok e do Instagram Reels, mas o plano passa por aumentar o tempo de utilização da aplicação e facilitar a descoberta de novos conteúdos.
Esta transformação e este tipo de conteúdos, servirão também como porta de entrada para outra nova aposta da empresa, os podcasts em vídeo. Até agora, a Netflix já lançou os primeiros programas originais com nomes como Pete Davidson e Michael Irvin, para além de fazer parcerias com o Spotify e o iHeartMedia para incorporar catálogos existentes.
Ted Sarandos, também co‑CEO, destaca que a disputa pela atenção dos utilizadores já não se limita ao streaming tradicional, dando exemplos como como o YouTube que já transmite eventos como a NFL e, em futuras edições, os Oscares. A Netflix pretende assim, posicionar‑se como concorrente de toda a indústria do entretenimento, num momento em que até o Instagram prepara a sua entrada nesse mercado.
