A Modella AI passa a fazer parte da AstraZeneca, permitindo aplicar modelos avançados de IA na investigação oncológica e na análise de dados clínicos.
A farmacêutica AstraZeneca, que ficou amplamente conhecida do público em geral após a distribuição de vacinas no período da COVID-19, adquiriu a Modella IA, com o objetivo de reforçar o uso da inteligência artificial na investigação oncológica.
A aquisição sucede a uma parceria de vários anos iniciada em julho de 2025 e permitirá integrar a plataforma de IA generativa e de agentes da Modella AI na investigação e desenvolvimento em oncologia da AstraZeneca, acelerando a progressão clínica e potenciando a descoberta de biomarcadores.
No fundo, a integração dos modelos de base da Modella AI no ecossistema de investigação da AstraZeneca permitirá que os avanços metodológicos se transformem mais rapidamente em impacto real.
Gabi Raia, diretora comercial da Modella AI, destacou que o desenvolvimento de novos fármacos oncológicos se tornou cada vez mais complexo e dependente de grandes volumes de dados, exigindo soluções de inteligência artificial que sejam não apenas avançadas, mas também aplicáveis em ensaios clínicos globais. Já Jill Stefanelli, cofundadora e CEO da Modella AI, acrescentou que a integração da tecnologia multimodal e da plataforma de IA da empresa permitirá acelerar a investigação e contribuir para melhores resultados para doentes com cancro.
A operação vai incorporar os modelos multimodais e agentes de IA da Modella AI na investigação oncológica da AstraZeneca, permitindo gerar novos conhecimentos biológicos e clínicos, ao mesmo tempo que aumenta a automação, a escalabilidade e a consistência em fluxos de trabalho altamente dependentes de dados. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.
