A decisão da Meta faz parte de um conjunto de cortes no investimento do departamento Reality Labs da companhia.
Os planos de investimento em metaversos e realidades virtuais estão a perder força na Meta, a casa do Facebook e do Instagram, que não só avançou com cortes na divisão Reality Labs, como, por extensão fechou alguns estúdios dedicados a jogos de realidade virtual.
De acordo com o Bloomberg, ao todo serão três equipas de produção de jogos afetadas: a Twisted Pixel Games, que recentemente lançou Marvel’s Deadpool VR em exclusivo para a plataforma Meta Quest 3; a Sanzaru Games, produtora de Asgard’s Wrath; e a Armature Studios, responsável por conversões VR de jogos Resident Evil.
Apesar de não se conhecerem o número de afetados nestas equipas, a mesma fonte refere um corte de mais de mil postos de trabalho na Reality Labs, onde se incluem também equipas de produção e suporte de outras aplicações, como é o caso da aplicação de fitness VR Supernatural, desenvolvida pela Within que deixará de receber novos conteúdos, mantendo-se apenas suporte de produtos já existentes.
Estes encerramentos são particularmente trágicos quando olhamos para o histórico da Meta e para os seus esforços de fortalecer a sua presença nestas áreas tecnológicas, que tem sido feita através de aquisições de estúdios já estabelecidos. A Within foi adquirida em 2023, a Armature Studios e a Twisted Pixel Games – que outrora produziu jogos como The Maw e Splosion Man – foram adquiridas em 2022, e a Sanzuru, a mais antiga em 2020. A estas soma-se também a equipa da Ready at Dawn, que fez parte da Meta entre 2020 e 2024.
