Jogos verificados para a Steam Deck serão automaticamente compatíveis com a Steam Machine

- Publicidade -

A Valve confirmou que os jogos com selo de Verificado serão compatíveis com a nova Steam Machine, com menos constrangimentos.

Enquanto a Valve não anuncia uma data e preço oficial para a Steam Machine, a empresa partilhou agora alguns detalhes sobre o processo de validação dos jogos de PC para a máquina, que será semelhante ao processo da Steam Deck, com selos de certificação, que permitem que os jogadores antevejam a compatibilidade dos seus jogos nas suas máquinas.

De acordo com o engenheiro da Valve, Lawrence Yang, tanto os jogadores como os produtores irão encontrar menos constrangimentos na Steam Machine, em comparação com a Steam Deck. Uma conclusão lógica, uma vez que a nova máquina é, por defeito e em teoria seis vezes mais poderosa que a Steam Deck.

Yang também afirma que os jogos verificados para a Steam Deck serão automaticamente compatíveis com a Steam Machine. “Uma forma muito fácil de entender é que se um jogo for verificado para a Steam Deck, será verificado na Steam Machine.” Explica Yang ao portal Game Developer.

As diferenças no processo de verificação serão maiores em casos específicos, como em jogos com componente de realidade virtual, embora a Yang garanta que “irão passar pelas mesmas rondas de testes e de divulgação de feedback” de outros processos de verificação.

Apesar desta compatibilidade garantida de jogos da Steam Deck para a Steam Machine, não significa que os jogos correrão de forma igual, esperando-se, obviamente que corram de forma mais fluida e com maior espaço de manobra na escolha de definições, na nova máquina, mais poderosa. No entanto, é um excelente indicador para uma experiência satisfatória, mínima.

Na Steam Deck, os jogos são classificados como Aprovados (os Verificados com sinal verde), Jogáveis (com sinal amerelo) e depois há os de estado desconhecido e os Incompatíveis (com sinal vermelho). Os jogos classificados com estes dois últimos selos podem por vezes correr sem problemas na Steam Deck, surgindo com estas indicações apenas por falta de testes suficientes ou por pequenos inconvenientes, como launchers externos, ou necessidade de comandos específicos.

Sobre a Steam Machine, embora ainda não se conheçam preços, especula-se que a nova máquina custe o mesmo ou mais do que uma consola de geração atual. Por exemplo, uma alegada fuga de informação de uma loja europeia, colocou a máquina, nas versões de 512GB e de 2TB, em valores acima dos 800€.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados