A Apple confirmou que o Google Gemini será o “motor” inteligente da Siri, já este ano.
A Apple vai abrir as portas à Google, que irá ajudar a marca da maçã a explorar as capacidades inteligentes da sua popular agente, a Siri. Naquela que será uma parceria para vários anos, o Google Gemini será o novo pilar tecnológico da Siri, através dos seus modelos inteligentes, tecnologias cloud e outros serviços. O anúncio foi feito pela própria Google ao CNBC, onde a marca mostrou entusiasmo pela futura colaboração.
“Após uma avaliação cuidada, determinámos que a tecnologia da Google oferece a melhor fundação para os Apple Foundation Models e estamos entusiasmados pelas inovadoras novas experiências que vamos desbloquear aos nossos utilizadores”, lê-se no anúncio.
A integração do Google Gemini na Siri não é uma ideia nova. Já no final de 2025, o jornal Bloomberg dava conta dos planos da Apple em recorrer a uma versão personalizada do Gemini, a partir de servidores privados da marca.
Como já se previa, esta implementação irá ocorrer já no início de 2026, com possibilidade de acontecer já entre março e abril, com o lançamento do iOS 26.4. Não é, no entanto, ainda claro, como é que esta implementação irá apresentar-se ao lado da Apple Intelligence e se, como essa, haverá requisitos especiais de hardware. Espera-se, ainda assim, que algumas das capacidades potenciadas pelo Gemini na Siri passem por compreensão contextual de informações dadas pelo utilizador, reconhecimento de informação no ecrã, e pela exploração mais aprofundada e natural da interação do utilizador com a Siri.
