O complexo de cinema do Alvaláxia encerrou esta semana, depois de o Sporting ter readquirido o espaço comercial no âmbito da Cidade Sporting.
As salas de cinema do Alvaláxia, integradas no complexo do Estádio José Alvalade, em Lisboa, encerraram esta semana, mais precisamente esta quinta-feira, dia 1 de janeiro de 2026, depois de o Sporting ter decidido não renovar o contrato de exploração com a NOS.
O complexo, atualmente designado Cinemas NOS Alvaláxia, dispõe de 12 salas à data do encerramento, embora tenha chegado a ter 16 aquando da inauguração, em 2003. Na altura, fazia parte da zona comercial construída em torno do então novo estádio do Sporting e operava sob a designação Cinemas Millenium Lisboa, com exploração a cargo do produtor Paulo Branco. Uma das salas destacou-se por integrar um sistema de projeção digital pioneiro em Portugal, tendo a abertura sido associada à anunciada presença da atriz francesa Catherine Deneuve.
À Agência Lusa, fonte do Sporting informou que o espaço será transformado num “novo espaço pioneiro de experiência imersiva”, inserido num projeto de requalificação do complexo Alvaláxia. A intenção do clube é criar um ambiente adaptado às novas formas de consumo de entretenimento, integrado na visão estratégica do ecossistema desportivo, cultural e de lazer. A transição para este novo uso será faseada, preparando o espaço para a próxima época, explicaram os responsáveis do clube.
O Sporting avançou também que já solicitou à Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) a desafetação da atividade cinematográfica, processo que depende da aprovação do Ministério da Cultura.
O encerramento ocorre na sequência da compra, por parte do Sporting, da totalidade do espaço comercial do Alvaláxia, concluída em agosto de 2025, por 17 milhões de euros. A operação insere-se no projeto Cidade Sporting, que prevê a reconfiguração do local e a criação de novas valências, entre as quais um museu dedicado ao clube.
