Neste momento, a MTV nem sequer está disponível em todas as operadoras de telecomunicações em Portugal. O canal continua ativo, mas somente com a chamada trash tv.
Tal como prometido, a MTV desligou, no último dia do ano, um conjunto alargado dos seus canais de música com emissão contínua, pondo fim a um ciclo que atravessou mais de quatro décadas.
Canais como o MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV, MTV Live e MTV 00s, estes dois últimos até então disponíveis em Portugal, apresentam agora a seguinte mensagem: “MTV is now closed. Thank you for watching.”
Apesar do fim destes canais dedicados exclusivamente à música, a marca MTV não desaparece da televisão. O canal principal mantém-se ativo e continua a apostar maioritariamente em conteúdos de entretenimento e reality shows, ou seja, a chamada trash tv.
O encerramento insere-se num contexto de contenção de custos e reorganização interna da Paramount Global, na sequência da fusão com a Skydance Media. A quebra prolongada das audiências televisivas e a mudança dos hábitos de consumo, com a migração do público para plataformas de streaming e redes sociais, foram apontadas como fatores determinantes para esta decisão. Em todo o caso, eventos como os Video Music Awards e os Europe Music Awards vão continuar a realizar-se.
Fundada em 1981, a MTV teve um papel central na transformação da indústria musical, ao tornar o videoclipe num elemento essencial da promoção artística e ao projetar carreiras à escala global. Artistas como Madonna, Michael Jackson ou Guns N’ Roses beneficiaram de uma exposição brutal, enquanto formatos como o MTV Unplugged se tornaram referências culturais, com atuações que continuam a ser recordadas décadas depois.
Como ficou a MTV em Portugal
No caso da MEO, a MTV, para todos os efeitos, não existe de todo – ou seja, o canal ainda aparece na grelha, mas não transmite nada. Quem quiser fazer o teste, será brindado com a seguinte mensagem: “Informamos que o canal MTV Portugal deixou de fazer parte da grelha de canais.”
Para já, ainda não foi substituído pela MTV Internacional, e não sabemos se isso irá efetivamente acontecer. Na MEO, o canal esteve ativo até ao dia de ontem, ou seja, deixou mesmo de funcionar neste primeiro dia de 2026.
No caso da Vodafone e NOS, o canal continua a existir e a transmitir, mas, lá está, sem música.

Quiseram dar importância a conteúdo fútil e banal e descartaram aquilo que realmente interessava que era a música agora olha, temos pena. Já devia ter acabado há muito.