A EN108, entre Lodão e Ponte de Ermida, foi requalificada no âmbito do PRR, melhorando as ligações intermunicipais e reduzindo tempos de percurso.
Está concluída a requalificação do troço da EN108 entre Lodão e a Ponte de Ermida, no concelho de Baião, representando um investimento de 2,6 milhões de euros enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O trabalho incidiu sobre os quilómetros 83,160 a 88,770 da EN108, assegurando a continuidade futura com a variante da EN321-2 entre Baião e a Ponte da Ermida. A intervenção fortalece a ligação de Baião ao território a sul do concelho e melhora o acesso aos municípios de Cinfães, Resende e Bigorne, promovendo uma maior integração territorial e facilitando a circulação rodoviária na região. Durante a empreitada, foram executadas operações de substituição de órgãos de drenagem e estabilização de taludes, repavimentação da estrada, renovação da sinalização horizontal e vertical, construção de parques de estacionamento e reforço das barreiras de segurança, incluindo dispositivos específicos para motociclistas.
A requalificação da EN108 insere-se num conjunto mais amplo de investimentos da Infraestruturas de Portugal (IP) no âmbito do PRR, que visa reforçar a robustez social, económica e territorial do país e acelerar as transições digital e climática. Até ao momento, a IP já executou 374 milhões de euros dos fundos comunitários atribuídos para a implementação do plano.
Foto: IP – Infraestruturas de Portugal
