A intervenção na EN103, financiada pelo PRR, permitiu renovar cerca de 30 km entre Vinhais e Bragança e reforçar a mobilidade no nordeste do país.
A requalificação da Estrada Nacional 103, no troço que liga Vinhais a Bragança, foi concluída com um investimento de 16,9 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A intervenção na EN103 abrangeu cerca de 30 quilómetros e incluiu a renovação do pavimento, a melhoria do traçado, da sinalização e dos equipamentos de segurança, assim como a adequação da rede de drenagem, com o objetivo de aumentar a segurança e reduzir os tempos de percurso. Esta via, que passa próximo do IP4, tem também importância turística, garantindo o acesso ao Parque Natural de Montesinho.
A obra integra a Componente C7 do PRR, destinada a investimentos estruturais em territórios transfronteiriços, com a meta de reforçar a economia local e criar condições de apoio às empresas da região.
A Infraestruturas de Portugal, responsável pela execução da empreitada, já recebeu cerca de 374 milhões de euros de fundos europeus no âmbito do PRR. Estes recursos têm sido aplicados em conformidade com os contratos de financiamento das Componentes 7 – Infraestruturas – e 15 – Mobilidade Sustentável, cumprindo todos os objetivos e indicadores estabelecidos pela Comissão Europeia. No caso específico da EN103, o projeto de Ligações Transfronteiriças permitiu cumprir integralmente as metas previstas, superando os objetivos inicialmente definidos.
Até ao momento, 13 obras contratadas pela IP ao abrigo da Componente 7 encontram-se concluídas, enquanto os restantes projetos estão em fase avançada de execução. Na Componente 15, destacam-se intervenções ligadas à digitalização do transporte ferroviário, que continuam a decorrer no terreno.
Foto: IP – Infraestruturas de Portugal
