Volkswagen acredita que os pequenos carros a combustão têm os dias contados

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Volkswagen acredita que, apesar do alívio regulatório após 2035, a pressão ambiental e os custos empurram os segmentos A e B para a eletrificação total.

A recente clarificação da Comissão Europeia, que na prática suaviza a proibição absoluta da venda de automóveis novos com motor de combustão interna após 2035, não altera o essencial do rumo traçado para a indústria automóvel europeia. As marcas continuam obrigadas a reduzir em 90% as emissões de CO₂ e, muito antes desse prazo, terão de cumprir metas intermédias cada vez mais exigentes. É neste contexto que a Volkswagen traça um cenário pouco animador para os pequenos modelos a gasolina.

Thomas Schäfer, diretor-executivo da Volkswagen, foi claro numa conversa com a Auto Motor und Sport: os automóveis dos segmentos A e B com motor de combustão interna não têm futuro na Europa. Modelos emblemáticos como o Volkswagen Polo estão destinados, segundo o próprio, a tornarem-se exclusivamente elétricos nos próximos anos.

A lógica apresentada pelo CEO é essencialmente económica. Desenvolver um novo automóvel a combustão para estes segmentos, capaz de cumprir as futuras normas ambientais europeias, implicaria custos de desenvolvimento tão elevados que tornariam o produto final incomportável para o cliente típico deste mercado. O inevitável aumento de preços retiraria competitividade a carros que sempre viveram da acessibilidade e da simplicidade. Na prática, a margem de manobra desaparece, e ou se eletrificam, ou deixam de fazer sentido comercial.

A atual estratégia da Volkswagen já reflete esta visão. O novo ID. Polo, totalmente elétrico, deverá ser apresentado no próximo ano, enquanto a atual geração do Polo a combustão receberá apenas uma atualização estética e técnica de transição. As palavras de Schäfer deixam poucas dúvidas de que se trata de um canto do cisne para este tipo de mecânica no segmento B. O mesmo raciocínio aplica-se ao segmento A, sendo que um eventual regresso de um citadino a gasolina inspirado no antigo Up! está, para já, fora de hipótese.

Em contrapartida, a marca alemã prepara o lançamento, em 2027, da versão de produção do conceito ID. Every1, um elétrico urbano do segmento A, com preço anunciado a rondar os 20.000€. A criação de uma nova categoria de veículos elétricos, recentemente promovida pela Comissão Europeia, poderá ainda acelerar o aparecimento de pequenos elétricos mais simples e acessíveis.

Apesar desta orientação clara, a transição não será imediata. A Volkswagen garante que a atual gama de pequenos modelos a combustão não será descontinuada de forma abrupta. Durante alguns anos, versões elétricas e a gasolina irão coexistir nos concessionários, acompanhadas por atualizações pontuais de produto. Ainda assim, o destino parece traçado, e nos segmentos mais pequenos, o motor de combustão interna na Europa está a entrar na sua fase final.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
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