A versão mais recente do WebOS para televisões da LG instala o Microsoft Copilot sem opção de o desinstalar.
O WebOS 25 começou a chegar a mais televisões da LG e os utilizadores não estão contentes com algumas das novidades. A versão mais recente do sistema operativo está a instalar o Microsoft Copilot, o agente inteligente da Microsoft. Um cenário que aqui pudemos confirmar durante a atualização de uma das nossas televisões.
A generalidade dos utilizadores online também confirma esta “novidade”, mas não a vê com bons olhos. No canal r/mildlyinfuriating do Reddit, concentram-se as maiores críticas, com os utilizadores a depararem-se com a impossibilidade de remover ou desinstalar a aplicação das suas televisões. A única opção disponível é a opção de ocultar a aplicação do menu de aplicações principais do sistema operativo, sendo que essa opção de ocultar aplicações é uma das grandes novidades da nova atualização.
Face à onda de criticas, Chris De Maria, representante da LG em contacto com o portal The Verge, veio dizer que a marca “respeita as escolhas do consumidor e que irá trabalhar para permitir que estes possam desinstalar o atalho se assim quiserem.” Não é claro quando isso será possível, mas há outro aspeto interessante nesta mensagem, que designa o Microsoft Copilot como um atalho. O mesmo representante aponta que este ícone é um atalho que uma vez selecionado abre uma página no navegador do WebOS e que nenhuma função intrusiva, como o uso do microfone, está ligada por defeito. Situação que só acontece com consentimento explicito do utilizador. No fundo, o Microsoft Copilot nas televisões WebOS mais recentes não passa de uma publicidade intrusiva, dissimulada de aplicação, que lamentavelmente não permite ser totalmente removida.
A adição do Microsoft Copilot no WebOS já era de esperar, uma vez que a LG e a Samsung já tinham no passado anunciado que em breve o agente da Microsoft chegaria em alguma capacidade aos seus produtos.
