Estação do metro de Santa Apolónia vai estar fechada durante meio ano

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Intervenção vai obrigar à suspensão da circulação entre Terreiro do Paço e Santa Apolónia a partir de janeiro ou fevereiro de 2026.

A estação de metro de Santa Apolónia vai ficar encerrada durante cerca de seis meses devido às obras do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), uma intervenção considerada essencial para reforçar a capacidade da cidade no combate a cheias e inundações. O encerramento deverá ocorrer a partir de janeiro ou fevereiro de 2026, embora ainda faltem concluir os cálculos técnicos conduzidos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, explicou que a complexidade da obra e a proximidade entre o novo túnel e o túnel do Metro de Lisboa obrigam à suspensão temporária da circulação no troço entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia. O autarca pediu compreensão aos lisboetas e garantiu que serão disponibilizadas alternativas de mobilidade através da Carris, de forma a assegurar os deslocamentos durante este período.

Moedas falava no arranque dos trabalhos de escavação do segundo túnel do PGDL, conduzidos pela tuneladora H2O, num troço de um quilómetro que vai ligar o Beato a Chelas. O primeiro túnel, entre Campolide e Santa Apolónia, iniciado em dezembro de 2023, foi concluído a 22 de julho deste ano. Inicialmente, previa-se que o segundo túnel estivesse finalizado no final de 2026, mas o calendário global do PGDL sofreu sucessivos atrasos face à previsão original de conclusão em fevereiro de 2025.

Com um investimento total de cerca de 250 milhões de euros, dos quais 79 milhões previstos para 2025, o PGDL foi anunciado pela primeira vez em 2006, mas só avançou de forma concreta a partir de 2015, na presidência de Fernando Medina. As maiores intervenções, incluindo a construção dos túneis, arrancaram apenas em 2023 sob a liderança de Carlos Moedas. Os dois túneis do PGDL foram concebidos para captar e encaminhar grandes volumes de água provenientes de zonas altas da cidade, como Monsanto e Chelas, bem como de diversos pontos de captação ao longo do percurso, entre eles a Avenida da Liberdade, a Rua de Santa Marta e a Avenida Almirante Reis, conduzindo-os ao rio Tejo, nos terminais de Santa Apolónia e do Beato. Segundo o autarca, apesar do encerramento do metro, a estação ferroviária de Santa Apolónia permanecerá em funcionamento.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
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