Nova loja da Mercadona no Amial eleva para quatro os supermercados da cadeia no Porto e cria 65 postos de trabalho.
Hoje, dia 27 de novembro, além da abertura do seu primeiro supermercado em Lisboa, a Mercadona aproveitou para abrir mais uma loja a norte do país, mais especificamente no Amial.
A inauguração do novo supermercado marca a continuação da expansão da cadeia no Porto, que passa a somar quatro lojas no município e um investimento acumulado de 32 milhões de euros. O espaço, situado na Rua Nova do Tronco, integra a criação de 65 postos de trabalho estáveis, todos com contrato sem termo desde o primeiro dia, reforçando o impacto da empresa no emprego local.
O novo supermercado da retalhista espanhola dispõe de 1.900 m2 de área de vendas e inclui 152 lugares de estacionamento, dois deles preparados para o carregamento de veículos eléctricos. Existem também zonas reservadas a bicicletas e trotinetes. O edifício está equipado com 416 painéis solares que contribuem para a produção de energia renovável e permitem reduzir o consumo energético anual em cerca de 20%. No interior mantêm-se os serviços habituais da Mercadona, como talho, peixaria, charcutaria, padaria, pastelaria, frutas e legumes, perfumaria, garrafeira, produtos para o lar e para animais de companhia, além do espaço de refeições prontas com serviço self-service.
A Mercadona aplica igualmente neste supermercado a sua política de responsabilidade social, iniciando desde o primeiro dia a doação diária de bens alimentares ao Centro Social da Paróquia da Senhora da Conceição, instituição local com a qual celebrou um protocolo de colaboração. Em 2024, no conjunto do país, a Mercadona distribuiu 1.300 toneladas de alimentos a 80 entidades sociais.
A empresa chegou ao Porto em 2019, com a loja da Rua Domingos Sequeira, à qual se seguiram as aberturas na Campanhã e na Rua Diogo Botelho. Com a nova unidade do Amial, a empresa ultrapassa os 260 trabalhadores no concelho, mantendo a mesma política de vínculos permanentes.
