O motivo? As datas disponíveis para o recinto onde se realiza o Sónar Lisboa não eram as ideias.
Foi em abril deste ano que se realizou a quarta edição portuguesa do Sónar, que teve lugar no Parque Eduardo VII, em Lisboa, reunindo 21.000 pessoas vindas de mais de 59 países. O evento contou com 46 atuações distribuídas por três dias.
A edição de 2025 destacou-se pela forma como cruzou gerações, estilos e geografias, reunindo artistas consagrados e novas figuras da eletrónica mundial. Nomes como Richie Hawtin, Anetha e Max Cooper apresentaram espetáculos audiovisuais marcantes, enquanto Jeff Mills, Underworld e Modeselektor trouxeram ao palco a sua reconhecida visão experimental. DJs como Nina Kraviz, Héctor Oaks e KI/KI mantiveram o ritmo elevado com atuações que refletem a resistência e evolução do techno ao longo das décadas.
Mas foi no palco lisboeta que se revelou outro dos traços distintivos do Sónar: a atenção ao panorama nacional. As colaborações entre editoras e promotoras locais – Príncipe x TraTraTrax, Dengo Club e Enchufada – foram responsáveis por três momentos curatoriais autónomos, onde emergiram vozes como Lua de Santana, Rita Vian, DJ Lycox ou Pedro da Linha. Estes encontros deram também espaço a figuras que têm vindo a afirmar-se noutras latitudes, como Bitter Babe, San Farafina, MU540 e um set colaborativo inédito entre DJ Firmeza e Nick León.
Com o balanço positivo da edição deste ano, o Sónar Lisboa preparava o seu regresso em 2026… mas não é isso que vai acontecer. Apesar de, em meados desse mês de abril, a organização ter referido que as datas e o programa completo seriam revelados futuramente, a verdade é que os meses foram passando e os festivaleiros não tiveram quaisquer novidades.
Aliás, foi também nesse mês de abril, provavelmente já a antever dificuldades com datas, que a organização admitiu, via email, estar a equacionar a mudança do Sónar Lisboa para o fim de abril ou início de maio, estando também a considerar ajustes nos horários para se focarem mais no período diurno (14 às 2h).
Já no passado mês de outubro, a organização questionou os festivaleiros, via email, se se viam no Sónar Lisboa nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2026.
Agora, sabemos que não é isso que irá acontecer, uma vez que o festival só volta mesmo em 2027. “Queridxs fãs, Lamentamos informar que não haverá Sónar Lisboa em 2026; mas voltaremos em 2027. As datas disponíveis para o recinto não eram as ideais e impediam-nos de garantir os padrões de qualidade do Sónar”, lê-se nuum email enviado pela organização.
Portanto, resta esperar por datas para 2027… e saber se o evento continuará a realizar-se em abril, ou se muda para o início de maio.
Foto: Rafael Filipe Farias
