A Apple ultrapassou a Samsung no mercado global pela primeira vez desde 2011, impulsionada pelo desempenho da série iPhone 17.
Dados recentes da Counterpoint Research, indicam que a Apple regressou ao primeiro lugar do mercado mundial de smartphones, superando a Samsung depois de mais de dez anos de domínio da marca sul-coreana.
A nova posição da tecnológica norte-americana está associada às vendas da recente linha de smartphones iPhone 17, lançada em setembro, que registou aumentos de dois dígitos em mercados como os Estados Unidos e a China.
A consultora explica que o sector começa a beneficiar da substituição de dispositivos adquiridos durante a pandemia, um fenómeno que volta também a dinamizar as remessas globais. As projeções apontam para um crescimento de 3,3% no mercado em 2025, com a Samsung a subir 4,6% e a Apple a aproximar-se dos 19,4% de quota mundial.
A Counterpoint sugere ainda que a Apple poderá manter vantagem nos próximos anos, apoiada no lançamento de novos equipamentos. Especula-se que entre 2026 e 2027, a empresa possa preparar e lançar um iPhone dobrável, um modelo 17e e uma atualização completa do design da gama, estimando-se ainda receitas perto dos 140 mil milhões de dólares (cerca de 133 mil milhões de euros) no trimestre de festas do final do ano.
