O Minisforum UM890 Pro é mais uma solução bastante interessante no segmento dos mini-pcs, estando bem equipado e cheio de portas, pecando apenas por instabilidade em ligações sem-fios.
O Minisforum UM890 Pro não é propriamente o equipamento mais recente da Minisforum – marca agora dedicada a soluções compactas para uso pessoal e profissional -, tão pouco o mais recente dentro do seu segmento. Ainda assim, as características deste modelo lançado no ano passado, apesar de não serem de “última geração”, não só estão altamente atuais, como capazes de responder às necessidades de utilizadores e curiosos mais dedicados. Assim, com o Minisforum UM890 Pro estamos novamente presentes a um adorável computador de dimensões compactas e de aspeto sóbrio, com uma suite completa de interfaces e ventilação mais do que suficiente para uma boa dissipação térmica e para o seu comportamento ideal.
Retirando o Minisforum UM890 Pro da sua caixa completamente preta e minimalista, é logo notória a natureza mais “premium” comparativamente a outros equipamentos da marca, vindo bem mais acomodado e preparado, contrastando com opções mais acessíveis em cartão genérico. Ao pegarmos no Minisforum UM890 Pro – algo que após a sua instalação não será necessário andar com ele ao colo –, o feel premium mantém-se ao toque com os materiais utilizados, com grelhas de passagem de ar metálicas, acabamentos em plástico de alta qualidade, e uma sensação de boa construção da unidade. Não é um equipamento “á lá Mac”, como muitos deste segmento tentam emular, apostando mais na forma do que na substância, com um design mais indústrial e sóbrio, em tons de preto.
Na frente encontramos um conjunto de portas acessíveis bem úteis, como a auxiliar de áudio de 3.5mm, uma porta USB-C 4 com suporte de DisplayPort e capaz de carregar gadgets e outros dispositivos, e duas portas USB-A 3.2 de alto desempenho. Há ainda o botão de ligar/desligar e um orifício acessível para limpar o CMOS, em casos de emergência. Na traseira, a suite de ligações fica completa com mais um conjunto de portas USB iguais às da frente (duas USB-A 3.2 e uma USB-C 4), porta DisplayPort 1.4, HDMI 2.1, ranhura para porta OCulink – módulo incluído, mas não instalado – porta de alimentação de 19V e, por fim, não uma, mas duas portas de rede RJ45 2.5G.
As duas partes laterais contam com grelhas que, com ajuda dos dissipadores traseiros, permitem a circulação de ar. Mas é no topo que o corpo do Minisforum UM890 Pro se destaca, com uma tampa magnética amovível que permite o acesso ao interior do equipamento. É uma excelente ideia, que se revela um pouco mal-executada, uma vez que, ao abrir, vemos logo expostas duas antenas – que assumo eu que sejam Wi-Fi -, e todo o processo de abrir o equipamento volta a requerer o uso de chaves dedicadas e de muito cuidado ao abrir. Durante a instalação de um SSD secundário, deparei-me com um processo de abertura delicado e que requer paciência para não rasgar os cabos sensíveis das antenas e para não arrancar mais nada do sítio, uma vez que a pasta de dissipação dos discos (que cola a parte superior a motherboard através do disco) é demasiado forte. Uma pena, porque o processo de modificação ou de atualização do Minisforum UM890 Pro é bastante simples em teoria.
As restantes características do Minisforum UM890 Pro, as internas, são como já mencionei atuais o suficiente. Em grande destaque temos o processador AMD Ryzen 9 8945HS, lançado no início de 2024. Este é capaz de atingir velocidades de 5.2Ghz em modo turbo, a partir dos seus 4.0Ghz base, e tem um TDP médio de 45W, 8 núcleos e 16 threads. No entanto, ainda se faz complementar por uma GPU integrada algo datada, a Radeon 780M, também utilizada nos Chuwi AuBox 8745 e no Minisforum AI X1. Tal como este último Minisforum, inclui também uma NPU (Unidade de Processamento Neural) de 16 TOPS, para os mais curiosos começarem a experimentar com ferramentas de inteligência artificial locais com hardware apropriado.
Disponível em três configurações diferentes, a começar pela “vazia” – sem disco ou memória -, temos também o modelo com 1TB de armazenamento e 64GB de RAM, e outra variante com 32GB de memória RAM – a que recebemos para cobertura. O disco incluído é um M.2 PCIe 4.0 de alta velocidade, tendo registado uns impressionantes 6085 MB/s de leitura e de 5280MB/s de escrita no CrystalDiskMark. Este pode ser substituído ou expandido através das slots, algo que fiz ao adicionar mais um disco de 2TB, ficando com o mini-pc preparado para começar a criar o meu servidor pessoal.
Com uma cópia já instalada do Windows 11 Pro, o Minisforum UM890 Pro vem praticamente pronto a usar. Os mais curiosos podem ainda recorrer a uma BIOS simples antes de o iniciarem, onde na verdade não há grande coisa para alterar, para além do modo de desempenho, no qual o “Balance” é o mais indicado para uma utilização perfeita.
Em termos de desempenho, o Minisforum UM890 Pro comporta-se espetacularmente bem, se houver, claro, cuidado e manutenção do utilizador a longo prazo. É extremamente rápido de fazer boot e funciona da forma mais rápida e fluida que o Windows 11 permite. Em benchmarks básicos, como o caso do 3D Mark, o computador mostrou-se com resultados positivos, atingido 29.681 pontos gerais – 34.046 de GPU e 17.193 de CPU –, colocando-o acima de 43% de todos os resultados na plataforma. Este é um resultado reflexo de todas as componentes, incluindo memória e velocidade de disco, algo que comprovei facilmente ao usar o meu teste “favorito”, Cyberpunk 2077, com o PC a mostrar-se capaz de correr o jogo numa resolução de 1080p, a frame-rates na casa de uns estáveis 30FPS, com compromissos na qualidade gráfica, que deve ser mantida numa mistura de Low e Medium. Pode não ser a máquina ideal para jogos de última geração ou quer peçam requisitos elevados, mas é um daqueles casos que “dá para brincar”.
A dissipação térmica do Minisforum UM890 Pro é ótima, mantendo-se na casa dos 28-30º em idle e passando os 80º graus em momentos de utilização mais exigentes, não chegando à casa dos 90º. No entanto, há sempre o compromisso do ruído, com as ventoinhas a fazerem um barulho considerável nesses momentos. Felizmente, é eficaz ao ponto de não ser uma constante, pelo que os picos são escassos. Na minha utilização normal, apenas com ferramentas de edição durante render de vídeos ou na transcodificação de ferramentas como Plex e Jellyfin, é que o mini-pc se fez ouvir.
Dois aspetos menos positivos dignos de mencionar na experiência com o Minisforum UM890 Pro estão relacionados com a AMD e o desempenho do seu módúlo Wi-Fi. Com ou sem drivers da AMD instalados, volta e meia o computador congela e desliga momentaneamente o ecrã, surgindo um erro de corrupção dos drivers. Não é grave, mas pode ser irritante quando acontece, até porque muitas vezes requer um rápido reinício para eliminar uma série de soluços. Também referente à saída de vídeo, continuamos limitados a 4K a 144Hz via DisplayPort 1.4, uma limitação que me impede de usar a totalidade do meu monitor que atinge 280Hz em 4K.
O Wi-Fi é, na verdade, o grande calcanhar de Aquiles desta máquina. Apesar de recorrer a um módulo Mediatek 7922 Wi-Fi 6E, na minha rede compatível, em 5GHz, e capaz de atingir 1.8Gbs (limitada nos 1Gbs da operadora), raramente consegui ultrapassar os 200Mbs, onde quer que colocasse o mini-pc. Atualizei drivers e procurei por outras soluções sem grande progresso, terminando este processo na compra de uma antena USB externa que lá resolveu a situação. Na minha investigação, parece haver relatos de utilizadores com problemas semelhantes, enquanto que, para outros, o Wi-Fi funciona como prometido. Por isso, quem decidir optar por esta máquina, deve estar consciente deste possível empecilho.
Tirando esta notas finais, o Minisforum UM890 Pro é inequivocamente um fantástico mini-pc, com características ótimas, apresentando-se como mais uma solução extremamente interessante para quem quer um PC de formato compacto para trabalho, lazer casual ou simplesmente para brincar e experimentar em diferentes use-cases. O seu preço também é relativamente competitivo, sendo possível adquiri-lo a partir de 489€, ainda que o modelo recebido custe 739€ em promoção. Todavia, é provável que o preço baixe ainda em breve face ao atual panorama dos mini-pcs que têm surgindo com cada vez mais modelos diferentes, interessantes e ainda mais atualizados.
Este produto foi cedido para análise pela MINISFORUM.
