Meta reforça a proteção de conteúdos de Reels do Facebook

- Publicidade -

O novo sistema de proteção de conteúdo do Facebook passa a identificar cópias quase em tempo real, oferecendo mais controlo aos criadores.

A Meta começou a implementar uma nova ferramenta concebida para a combater o roubo de conteúdo no Facebook, através de um reforço de proteção de Reels publicados por criadores e profissionais.

Esta funcionalidade, chamada Content Protection, permite que todos os novos Reels, incluindo alguns mais antigos e previamente selecionados, fiquem automaticamente protegidos assim que o utilizador inicia sessão.

De acordo com a Meta, o sistema monitoriza continuamente o Facebook e o Instagram em busca de  segmentos que considere cópias integrais ou parciais dos vídeos, reportando potenciais infrações quase em tempo real. A partir do painel profissional, os utilizadores podem decidir se pretendem fazer apenas um rastreio ao conteúdo detetado, bloquear as visualizações do vídeo ou permitir que se mantenham públicos nas diferentes plataformas da Meta. Existe ainda a possibilidade de adicionar contas específicas a uma lista de permissões, evitando bloqueios indevidos.

Estas novas ferramentas estão otimizadas e adaptadas a dispositivos móveis, com emissão de automáticos, reduzindo o risco de partilha não autorizada e de apropriação indevida de trabalhos originais. A Meta irá começar por disponibilizar a nova funcionalidade aos participantes do Programa de Monetização de Conteúdos do Facebook e aos utilizadores do Gestor de Direitos, embora outros utilizadores possam candidatar-se posteriormente.

A Meta alerta ainda que qualquer uso abusivo da Proteção de Conteúdo poderá resultar no bloqueio do utilizador, já que apenas vídeos originais podem ser protegidos, e formatos como reações ou compilações estão excluídos deste sistema.


Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados