A nova vaga de despedimentos acontece durante mais uma reorganização interna da Crystal Dynamics, mas mantém ativo o desenvolvimento de Tomb Raider.
A Crystal Dynamics confirmou nova redução de equipa, ao anunciar que cerca de 30 trabalhadores foram despedidos no decorrer de uma reorganização interna. O estúdio explicou que a medida ocorre enquanto ajusta estruturas e projetos atuais.
No comunicado divulgado, a equipa refere, como já é hábito, que tomou “uma decisão difícil” ao separar-se de funcionários de vários departamentos, justificando o ato com base numa reorganização pretende enquadrar a próxima fase de desenvolvimento do novo Tomb Raider, cuja produção decorre desde 2022 em parceria com a Amazon Games. A empresa agradeceu o contributo dos profissionais afetados e indicou que lhes irá prestar apoio durante o período de transição, como podem ler em baixo:
“Hoje tomámos a decisão difícil, mas necessária, de reorganizar os estúdios e equipas da Crystal Dynamics. Como resultado, cessámos a colaboração com cerca de 30 membros da equipa, oriundos de vários departamentos e projetos, enquanto reestruturamos a empresa para a próxima etapa. A Crystal agradece profundamente a todos os afetados pelo talento, dedicação e trabalho árduo que contribuíram para moldar o estúdio de tantas formas. Estamos empenhados em oferecer todo o apoio e recursos possíveis durante esta transição.
Aos nossos jogadores, à medida que a realidade da indústria continua a mudar, tomámos estas decisões difíceis para garantir o desenvolvimento contínuo do nosso jogo principal, Tomb Raider, bem como para preparar o resto do estúdio para criar novos títulos no futuro.
Agradecemos o apoio contínuo dos nossos jogadores, colegas e parceiros durante esta fase e esperamos partilhar o novo trabalho da equipa com o mundo num momento oportuno.”
Esta é a terceira vaga de despedimentos na Crystal Dynamics registada este ano. Em março, já tinham sido dispensados 17 trabalhadores e, em agosto, foi confirmada mais uma redução de um número incerto. Para além disso, em 2023, dez pessoas tinham já sido afetadas por cortes decorrentes de uma reestruturação na antiga proprietária Embracer.
Recentemente, a Crystal Dynamics chegou a trabalhar no reboot de Perfect Dark, desenvolvido em conjunto com a The Initiative, projeto que acabou cancelado após encerramento do estúdio da Xbox.
