A expansão do suporte para jogos Android vai permitir um lançamento mais rápido de, por exemplo, jogos VR em plataformas como a recém-anunciada Steam Frame.
Esta semana, a Valve aprendeu a contar até três e apresentou não uma, não duas, mas três novas peças de hardware que se juntam à Steam Deck para constituir uma grande família de equipamentos dedicados a jogos.
Entre elas destaca-se um novo headset VR, a Steam Frame, que se distingue por várias características. Para além das suas especificações de topo – escolhidas de forma relativamente sensata para manter o equipamento potencialmente acessível – a Steam Frame apresenta-se como um headset autónomo, com um “PC” incorporado e capacidades de ligação a outros PCs mais poderosos, permitindo uma utilização completamente sem fios.
Para o seu funcionamento autónomo, a Valve optou por um chip ARM da Qualcomm, mais especificamente um Snapdragon 8 Series – um tipo de processador normalmente usado em smartphones – capaz de suportar o SteamOS nativamente. E, dada a natureza do seu ecossistema, para permitir que mais jogos VR (e não só) cheguem à plataforma, a Valve prepara-se para abrir as portas a novas experiências.
Ao The Verge, o engenheiro da Valve Jeremy Selan explica que “do ponto de vista dos utilizadores, a nossa preferência é que não tenham de pensar muito; eles querem os seus jogos na Steam, descarregar e jogar”. Assim, a Valve começa por encorajar os produtores a trazer as suas aplicações Android até à Steam. Este processo será feito através de kits de desenvolvimento apropriados, que irão facilitar as conversões dos tradicionais APK.
Não quer, assim, dizer que as aplicações Android possam ser carregadas diretamente na Steam Frame ou que venha a haver uma integração direta com a Google Play, mas é um primeiro passo para que programadores, produtores independentes e outros estúdios levem os seus jogos, sejam VR ou não, a mais jogadores com o mínimo de atrito possível.
À Steam Frame junta-se ainda o comando Steam Controller e um PC de sala, a Steam Machine. Os três produtos têm data de lançamento marcada para 2026, ainda sem preços conhecidos.
