CTT reforçam logística e distribuição em toda a Península Ibérica, prevendo recorde de encomendas em dezembro.
Os CTT – Correios de Portugal estão a reforçar a operação de encomendas em toda a Península Ibérica para dar resposta ao aumento significativo da procura durante a chamada peak season, período que decorre entre a Black Friday, a 28 de novembro, e o Dia de Reis, a 6 de janeiro. Nesta fase, o volume de envios deverá crescer cerca de 15%, podendo ultrapassar os 30% na semana de maior movimento, prevista para meados de dezembro.
Para garantir a eficiência do serviço e manter os padrões de qualidade, os CTT vão implementar diversas medidas de reforço operacional. Ao nível dos recursos humanos, serão contratadas cerca de 970 pessoas na Península Ibérica, abrangendo as áreas de operação, distribuição e apoio ao cliente. Em Portugal, este serviço é ainda complementado pela assistente virtual Helena, disponível 24 horas por dia.
Durante este período, a rede de distribuição será igualmente ampliada, com mais de 2400 rotas suplementares, enquanto a capacidade diária de tratamento poderá atingir 800.000 encomendas. As operações dos CTT contam com uma cobertura integral na Península, apoiadas em 80 centros operacionais, 30 dos quais totalmente automatizados e 17 com funções conjuntas para Portugal e Espanha.
O pico de atividade é esperado para a segunda semana de dezembro, altura em que se prevê que o número de encomendas entregues ultrapasse os cinco milhões, com dias em que a distribuição diária poderá superar um milhão de envios.
Em Portugal, este esforço é reforçado pela inauguração do novo Centro Operacional de Rio de Mouro, na região de Lisboa, concebido para abastecer toda a faixa ocidental da área metropolitana. Em Espanha, a capacidade foi ampliada com a instalação de novos sistemas automatizados em Madrid (Villaverde), Barcelona, Bilbau e San Fernando de Henares.
Para responder ao aumento da procura, a distribuição será alargada de forma generalizada a sábados, domingos e feriados. Sempre que possível, as recolhas junto dos clientes empresariais serão antecipadas, de modo a acelerar o fluxo de entregas.
A rede collectt dos CTT soma atualmente mais de 20.000 pontos de entrega e recolha em toda a Península Ibérica, oferecendo alternativas à entrega tradicional em casa. Em Portugal, a rede integra Lojas e Pontos CTT, Agentes Payshop e mais de 1100 cacifos Locky distribuídos pelo país. Em Espanha, o serviço collectt Express funciona em parceria com redes locais e conta já com cacifos Locky instalados e em expansão.
Durante este período de maior tráfego, a empresa alerta ainda para a necessidade de redobrar a atenção perante tentativas de phishing, apelando aos clientes para seguirem todos os procedimentos de segurança na protecção dos seus dados pessoais e bancários.
