O sucesso de Persona 5 destaca-se no novo relatório da SEGA, que procura expandir e investir numa estratégia transmedia com séries como Persona e Like a Dragon.
A série Persona 5 ultrapassou as 13 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Este impressionante número foi confirmado no relatório financeiro da SEGA relativo ao primeiro trimestre do ano fiscal que termina em março de 2026 e inclui o título original, Persona 5 Royal e os seus spin-offs como Persona 5 Tactica,
De acordo com a editora, Persona 5 Royal, uma versão melhorada e remasterizada do jogo original, lançada em 2019, vendeu 1,03 milhões de unidades no primeiro ano e soma agora 7,25 milhões desde então. O crescimento da marca deveu-se sobretudo à distribuição digital e ao reforço da presença da série em diferentes plataformas e formatos.
A SEGA confirmou também que Persona 3 Reload, lançado a 2 de fevereiro de 2024, ultrapassou os 2,07 milhões de cópias vendidas. Fazendo com que, no total, toda a série Persona já tenha ultrapassado os 23,5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Face a estes resultados, e uma estratégia já em cursos, a empresa procura reforçar ainda mais uma expansão transmedia – que já vimos aplicada a Sonic, com as suas adaptações de sucesso ao cinema – para outras propriedades, incluindo Like a Dragon e Persona. Entre os projetos em desenvolvimento estão nos planos novas produções de cinema, de animação, merchandising e eventos, bem como adaptações de Shinobi e da já anunciada de OutRun, com Michael Bay na realização e Sydney Sweeney como produtora.
No que toca a jogos enquanto serviço (GaaS), a SEGAmantém o seu investimento em títulos como Persona 5: The Phantom X, lançado em junho para PC e dispositivos móveis, com microtransações através de sistema gacha.
No mesmo relatório, a SEGA apresentou vendas líquidas de cerca de 505 milhões de euros, um prejuízo operacional de cerca de 3,2 milhões, e um EBITDA ajustado de cerca de 9 milhões de euros.
