O PlayStation Portal fica mais independente da PlayStation 5, com os jogadores a poderem aceder a jogos disponíveis na sua biblioteca pessoal.
O PlayStation Portal prepara-se para receber finalmente o suporte completo de Cloud Streaming, sem depender da PlayStation 5 ligada ou do catálogo do PlayStation Plus, permitindo jogar diretamente da nuvem tanto os títulos incluídos no catálogo do serviço como os jogos digitais adquiridos ou pertencentes à biblioteca pessoal. Embora ainda requeira uma subscrição Premium ativa.
Até agora, a utilização do PlayStation Portal dependia do uso da consola física ligada à rede para jogar os jogos pessoais, através do Remote Play. Com esta atualização, passa a ser possível aceder diretamente aos servidores da PlayStation, tornando possível jogar sem ligação à consola e em qualquer lugar com cobertura de rede Wi-Fi.
Esta funcionalidade tem, contudo, algumas limitações, ou seja, nem toda a biblioteca da PlayStation poderá ser jogada via Cloud. Ainda assim, a PlayStation promete uma oferta de “milhares de jogos”, incluindo Astro Bot, Final Fantasy VII Rebirth, Fortnite, Grand Theft Auto V, Resident Evil 4 e Borderlands 4. O catálogo de streaming inclui ainda centenas de títulos disponíveis no PlayStation Plus, como Cyberpunk 2077, God of War Ragnarök, Hogwarts Legacy, Sword of the Sea e The Last of Us Part II Remastered. No fundo, espera-se que a incompatibilidade com o Cloud Streaming seja reduzida.
Esta atualização também se faz acompanhar de uma nova interface, dividida em três separadores, o Remote Play, Cloud Streaming e Pesquisa. O primeiro mantém a ligação à consola emparelhada, o segundo permite aceder diretamente ao modo de streaming e o terceiro serve, obviamente, para procurar. Caso o utilizador não possua um determinado jogo, o sistema apresenta um código QR que encaminha para a PlayStation App ou para a loja online.
Há ainda um conjunto de novidades técnicas que chegam ao PlayStation Portal, entre eles, a inclusão de suporte para áudio 3D em jogos compatíveis, bloqueio por código de acesso, um ecrã de estado de rede e novas opções de acessibilidade para o streaming, incluindo leitor de ecrã e ajuste do tamanho do texto. O dispositivo suporta também convites de jogo durante o streaming e compras dentro do jogo, sem interrupção da sessão.
Como é óbvio, para tirar partido das capacidades do PlayStation Portal, são necessários alguns requisitos para o bom funcionamento do Cloud Streaming, com a Sony a apontar para uma ligação Wi-Fi mínima de 5 Mbps, e uma recomendada uma velocidade de 15 Mbps para estabilidade.
Esta é a segunda grande atualização do PlayStation Portal, depois de no ano passado ter recebido a capacidade de Cloud Streaming de jogos do catálogo do Playstation Plus Premium.
