Após 40 mil candidaturas em seis dias, o programa E-Lar recebe um reforço de 51,5 milhões de euros, aprovado no âmbito do PRR.
O Governo anunciou o reforço do programa E-Lar, com a abertura de um novo concurso público no valor de 51,5 milhões de euros, que entra em vigor a 2 de dezembro.
O primeiro concurso, lançado em outubro, registou uma procura muito elevada: cerca de 40.000 candidaturas foram submetidas em apenas seis dias, esgotando rapidamente a verba inicial de 30 milhões de euros. O novo financiamento resulta da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já aprovada pela Comissão Europeia, e visa dar resposta à forte adesão verificada na fase anterior.
Desde o arranque do programa, foram emitidos 21.000 vales, correspondentes a um total de 17 milhões de euros. Deste montante, cerca de 4.000 vales já foram utilizados pelas famílias para substituir equipamentos a gás por alternativas elétricas mais eficientes, em consonância com os objetivos de descarbonização e de eficiência energética definidos pelo Governo.
