A Apple lançou finalmente o suporte de Português de Portugal no Apple Intelligence e na Siri, com a nova atualização dos seus sistemas operativos.
A Apple lançou uma nova versão dos seus sistemas operativos para os vários dispositivos da marca, que introduzem o suporte para o nosso idioma, português europeu, no Apple Intelligence e na assistente virtual Siri. A integração é feita com a atualização 26.1 do iOS, iPadOS, macOS e WatchOS.
Os utilizadores portugueses poderão agora tirar partido dos sistemas de software mais avançados da Apple, no seu idioma nativo. O grande destaque é o modelo inteligente da marca, o Apple Intelligence, que introduz funcionalidades como análise visual de imagens, geração automática de texto e imagens, limpeza de elementos em fotografias, criação de genemoji personalizados e ferramentas de escrita capazes de rever, resumir ou reescrever textos. Todos estes processos são realizados através de modelos de linguagem executados diretamente no dispositivo, com recurso opcional ao serviço Private Cloud Compute para pedidos que exigem maior capacidade de processamento.
A Siri não foi esquecida. Até hoje o agente virtual da Apple pré-IA, não suportava português europeu, mas agora passa agora a compreender e responder em português, com personalização adaptada a Portugal. Esta assistente permite definir lembretes, fazer chamadas, obter previsões meteorológicas, reproduzir música ou realizar pesquisas por voz. Servindo de complemento ao Apple Inteligence em dispositivos compatíveis, mas também como alternativa de interação em dispositivos que não suportam o novo agente inteligente. Assim, a nova versão da Siri também aceita comandos por texto, alternando de forma fluida entre escrita e voz, mantendo o contexto entre pedidos sucessivos. De acordo com a Apple, tal como o Apple Intelligence, a maior parte do processamento é feito localmente, garantindo privacidade e reduzindo a dependência dos servidores da empresa.
Esta atualização traz até ao Apple Intelligence a ligação direta ao ChatGPT através da Siri, das ferramentas de escrita e de criação de imagens. Desta forma, o utilizador pode optar por ativar esta integração e controlar quando e que informação é partilhada.
Entre as restantes novidades destacam-se o Image Playground, que cria imagens originais a partir de descrições de texto, e o Clean Up, que remove elementos indesejados de fotografias. A aplicação Notas ganha o Image Wand, que transforma esboços em imagens completas, e a app Mail passa a destacar mensagens prioritárias, gerar resumos e sugerir respostas rápidas.
O Apple Intelligence ainda se encontra em versão beta com suporte para mais línguas para lá do português, como o inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, neerlandês, dinamarquês, norueguês, sueco, turco, vietnamita, chinês (simplificado e tradicional), japonês e coreano. No entanto, algumas funcionalidades poderão não estar ativas em todas as regiões.
