Sindicato acusa administração de incumprimento de acordo laboral e falhas de segurança nos comboios.
Os revisores da CP – Comboios de Portugal vão cumprir uma greve parcial entre 3 e 13 de novembro, afetando os serviços de longo curso. O protesto, convocado pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), surge em resposta ao alegado incumprimento de um acordo laboral firmado há mais de dois anos e a problemas de segurança que, segundo a estrutura sindical, continuam sem solução.
O SFRCI recorda que o acordo, celebrado em 25 de julho de 2023, previa medidas destinadas à “humanização das escalas de serviço” e a uma melhor organização do trabalho dos revisores. No entanto, passados mais de dois anos, o sindicato acusa o Conselho de Administração da CP de não cumprir integralmente os compromissos assumidos. “Passados 27 meses, a empresa continua a manter práticas que contrariam o que foi acordado”, lê-se no comunicado. A estrutura sindical afirma ainda ter tentado, “ao longo de todo este período”, assegurar o cumprimento do acordo, mas denuncia uma postura de “recusa reiterada” por parte da administração em concluir o processo, o que considera um “desrespeito pelos trabalhadores”.
A greve é também motivada por questões de segurança operacional. O sindicato alerta para casos em que comboios ultrapassam o comprimento das plataformas de embarque e desembarque e para situações recorrentes de sobrelotação, que, segundo o SFRCI, “colocam em risco a segurança dos utentes e dos trabalhadores”.
A estas preocupações juntam-se as condições do material circulante. O sindicato denuncia deficiências nas carruagens dos serviços Intercidades, atribuídas a “acompanhamento oficinal deficiente” e ao “uso excessivo” das composições. Critica ainda o recurso a carruagens Arco, que, afirma, “não são compatíveis” com as carruagens Corail e EMEF habitualmente utilizadas neste tipo de serviço.
Sobre os efeitos da greve, a CP indica que os passageiros com títulos já emitidos para os serviços Alfa Pendular e Intercidades podem optar pelo reembolso do valor total do bilhete ou pela troca gratuita por outro comboio da mesma categoria e classe.
As operações de reembolso ou de troca podem ser realizadas em myCP, na área “Os seus bilhetes” – sempre que os títulos tenham sido comprados na Bilheteira Online ou na App CP -, até 15 minutos antes da partida do comboio na estação de origem do cliente, ou nas bilheteiras. Decorrido esse limite, mantém-se a possibilidade de solicitar o reembolso até 10 dias após o fim da greve, através do formulário online Reembolso por Atraso ou Supressão, mediante o envio da digitalização do bilhete original.

 
     
    