Portugal adere à tendência internacional da Orniterapia no Praia do Sal Resort, em Alcochete

- Publicidade -

Alcochete estreia o primeiro programa português de Orniterapia, promovendo o equilíbrio através da natureza e da observação de aves.

Portugal integra agora o mapa internacional da Orniterapia com uma iniciativa inédita no Praia do Sal Resort, em Alcochete. Esta prática, que combina a observação de aves com técnicas de atenção plena, tem vindo a ganhar expressão em vários países e estreia-se em território nacional através de um programa promovido pelo Grupo StayUpon. Situado a cerca de 20 minutos de Lisboa, o Praia do Sal Resort torna-se o primeiro espaço português a dedicar-se a esta forma de bem-estar que convida a uma pausa consciente e à reconexão com o ambiente natural.

Com uma localização privilegiada junto ao estuário do Tejo e reconhecida pela riqueza da sua fauna e flora, Alcochete tem reforçado a sua posição enquanto destino de turismo de natureza. Após o sucesso crescente do birdwatching na região, a vila dá agora um novo passo com a introdução da Orniterapia, uma abordagem que recorre à observação e à escuta das aves como meio de reduzir o stress, melhorar a concentração e promover um estado de serenidade interior.

O programa Natureza e Contemplação, disponível de 8 de novembro de a 31 de março de 2026, assinala o arranque desta experiência em Portugal. A proposta integra alojamento, gastronomia, bem-estar e contacto direto com a natureza, através de uma visita guiada às Salinas do Samouco, um dos mais relevantes santuários naturais da margem sul do Tejo e a única salina tradicional ainda em funcionamento.

Desenhado em sintonia com os princípios da Orniterapia, o pacote inclui uma noite de estadia com pequeno-almoço, o novo tratamento de spa Esfoliação com Areia e Rio, criado pelo Cinq Mondes especialmente para esta experiência, e uma refeição temática Sabores em Voo sobre o Tejo, no restaurante Omaggio, que propõe uma imersão sensorial inspirada no mundo das aves e nas paisagens naturais do estuário. O programa contempla ainda a visita guiada às Salinas do Samouco e tem o valor de 270€ para duas pessoas. Para as reservas efetuadas para o dia de lançamento, a 8 de novembro, aplica-se um desconto de 15%, fixando o preço final em 230€.

A estreia contará com a presença dos naturalistas franceses Philippe J. Dubois e Élise Rousseau, autores das obras Pequena Filosofia das Aves e Ornithérapie, que conduzirão uma sessão guiada nas Salinas do Samouco no dia 8 de novembro, entre as 15h e as 17h. A actividade é aberta ao público, mediante reserva, e visa demonstrar de que forma a observação de aves pode contribuir para o equilíbrio emocional e a atenção plena, reforçando a ligação entre o ser humano e o meio natural.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados