Valco NL25 Review: Irreverentes e satisfatórios

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Os Valco NL25 oferecem uma ótima qualidade de som para quem quiser ouvir as suas músicas favoritas nos melhores formatos, num pacote de escolhas duvidosas, mas bastante acessível.

Da Finlândia diretamente para os nossos ouvidos, chegaram-nos os Valco NL25, uma recente aposta da irreverente marca Valco em earbuds sem fios, com a promessa de oferecerem alta qualidade sonora “sem precisar de vender um rim” – pelo menos é o que afirmam no seu site, onde o produto se encontra por uns modestos 169€.

A utilização dos Valco NL25 pode ser descrita como “uma experiência”, pelo menos num primeiro contacto, no qual a marca faz questão de se posicionar com uma enorme descontração e uma tentativa de humor seco e encanto, ao ponto de se tornar distrativo. Isto é notório logo a partir do momento em que abrimos a caixa deste conjunto e somos confrontados com um jumpscare da cara de um dos membros da equipa da Valco a sorrir desconfortavelmente para nós. É inesperado e tem piada, mas quanto mais começamos a tirar as coisas da caixa e tentar ler o manual, mais estranho fica este processo, com piadas sobre não usar o livro de instruções para limpar o rabo, uma ilustração referente a Star Wars sem qualquer contexto e instruções que se perdem com tentativas de piadas que se colocam à frente de possíveis problemas. Um exemplo disso é a designação do modo para sessões de utilizações “inspiradas em Van Gogh”, que só posteriormente é explicada como um uso de apenas um dos dois earbuds.

Valco NL25
Valco NL25

Toda esta camada de identidade da marca retira-lhe alguma seriedade, mas serve quase de barreira de proteção ao facto de os Valco NL25 serem um produto budget, com materiais de construção apenas satisfatórios, um design pouco inspirado e uma utilização relativamente inocente. Uma vez removidos da caixa, temos o seu estojo de dimensões acima da média, num formato cilíndrico achatado, em plástico e com uma tampa com uma textura em tecido que engana ao parecer que estamos perante uma pequena coluna portátil, mas não é o caso. Com um indicador de leds da sua bateria na parte frontal e uma porta USB-C na parte traseira, não é propriamente um contacto muito Premium, mas é onde se esconde uma bateria de 300mAh que permite o carregamento dos earbuds cerca de quatro vezes, com sessões para cima das 15 horas – ou dois dias de uso normal por carga, o que é ótimo.

Os dois earbuds também apresentam um design ao estilo dos AirPods, com braços longos, optando por um registo mais brutalista e de dimensões maiores, recorrendo a pontas de silicone para colocar no ouvido. O facto de apresentarem dimensões superiores às de muitas soluções concorrentes acaba por torná-los mais práticos e palpáveis, possibilitando a utilização de drivers dinâmicos de 10 mm e a integração de botões físicos. Para além disso, são surpreendentemente leves e bastante confortáveis de usar, com as suas pontas pré-instaladas perfeitas para o meu uso pessoal.

Com ligação Bluetooth 5.4, estamos perante um par moderno, com a melhor versão do protocolo, garantindo transferência de dados de alta qualidade sem lag ou interferências, preparado para qualquer tipo de uso. Ainda nas características, os earbuds incorporam chips Qualcomm QCC30XX, preparados para cancelamento de ruído ativo e modos de transparência, e ainda suporte de áudio para os codecs mais populares, como SBC, AAC, APTX e APTX-Adpatativo, apresentando assim os Valco NL25 como uma solução viável para áudio em alta definição.

Valco NL25
Valco NL25

E de facto, é na qualidade sonora que os Valco NL25 realmente solidificam de forma positiva esta aposta da marca, com um perfil de som padrão fantástico e versátil para qualquer género de música. Sendo uma proposta orientada para entusiastas de som com orçamentos modestos, os Valco NL25 deixam de parte baixos exagerados – normalmente encontrados em equipamentos do género dedicados a jogos e a filmes – e concentram as atenções do perfil sonoro para um detalhe bastante refinado. Uma música de exemplo que usei para teste foi “The Chain”, dos Fleetwood Mac, na sua versão remasterizada via Apple Music, em lossless, onde a percussão se sente bem, sem exagero e sem comprometer os restantes sons, como as cordas mais agudas e a sonoridade do baixo. Também é notória a excelente divisão sonora espacial dos instrumentos, com um palco sonoro bastante aberto onde sons como eco emulam com eficácia a acústica da gravação.

A afinação acústica também é perfeita para produções pop mais eletrónicas e complexas, como “Homemade Dynamite” de Lorde, com camadas melódicas complexas e várias variações vocais bastante distintas, ou em temas mais acústicos como a belíssima “Udhero Na” de Arroj Aftab e Anoushaka Shankar com penetrantes vocais, acompanhadas por um assombrante baixo que contrasta com os agudos precisos de uma guitarra sitar. Outro exemplo de grandes contrastes sonoros é “Acid Rain” de Lorn, que serve também de teste com as suas batidas rítmicas, profundas e pausadas bastante satisfatórias.

Toda esta experiência é elevada pela capacidade de aumentar confortavelmente o volume sem sentir distorção e pelo ótimo isolamento sonoro, também ele melhorado com o ANC que, uma vez ativo, “apaga” de forma eficaz todo o ruído em volta. E despido de qualquer aplicação, os Valco NL25 entram no campo de solução básica, sem possibilidade configurações de manuseamento ou de perfil sonoro para lá da equalização direta dos equipamentos.

Valco NL25
Valco NL25

Na verdade, “básico” é a melhor forma de descrever os Valco NL25, o que não é propriamente mau. Com um design e escolha de materiais por vezes questionáveis, esta solução entrega aquilo que promete, mas de forma tão modesta como o seu valor, que, em termos sonoros, se compara facilmente a opções com o dobro do preço. Se ao menos a Valco trocasse parte da sua irreverência por melhores materiais e funcionalidades, talvez estivéssemos perante uma escolha verdadeiramente certeira para quem procura algo fiável e sem compromissos.

Este dispositivo foi cedido para análise pela Valco.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
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