O novo processador da Qualcomm promete maior eficiência e desempenho nos smartphones de gama média.
A Qualcomm apresentou oficialmente o Snapdragon 6s Gen 4, o mais recente processador da sua linha orientada para dispositivos móveis de gama média. A grande novidade está no processo de fabrico de 4 nanómetros, tratando-se numa estreia nesta série de chips, que deverá traduzir-se em ganhos de eficiência energética e desempenho.
De acordo com a fabricante norte-americana, o novo Snapdragon 6s Gen 4 oferece melhorias de até 36% no CPU e um desempenho gráfico 59% superior em relação aos modelos anteriores baseados em tecnologia de 6 nm. O resultado, promete a Qualcomm, será uma experiência mais fluida tanto em tarefas do dia a dia como em jogos e aplicações exigentes. O processador integra oito núcleos Kryo, divididos entre quatro de alto desempenho (até 2,4 GHz) e quatro de maior eficiência (até 1,8 GHz). Suporta ainda taxas de atualização até 144 Hz em ecrãs Full HD+, posicionando-o enquanto uma opção robusta para smartphones focados em desempenho e fluidez visual.
Entre as restantes especificações destacam-se o suporte para memória LPDDR5, câmaras até 200MP, gravação de vídeo em 2K, e ligações de última geração, incluindo 5G, Wi-Fi 6E (com velocidades até 2,9 Gbps) e Bluetooth 5.4. O chip também incorpora tecnologias como Variable Rate Shading (VRS) e Game Quick Touch, que promovem uma experiências de jogo otimizadas.
A Qualcomm ainda não revelou a data do primeiro equipamento a ser anunciado com o Snapdragon 6s Gen 4. No entanto, marcas como Xiaomi, OPPO e Motorola são apontadas como potenciais parceiras para estrear o novo processador.
