A Five Guys pretende lojas com pelo menos 300 m2 de área, que estejam localizadas em zonas com muito movimento. E sim, quer pelo menos lojas em Lisboa e Porto.
Estávamos no verão de 2018. Nessa altura, em declarações ao Okdiario, o diretor-geral da Five Guys em Espanha e Portugal, Daniel Agromayor, anunciava que a Five Guys, cadeia de restaurantes especializada em hambúrgueres, estava a preparar a sua entrada em Portugal.
Uma vez que a marca não investe em publicidade, isso significava que, por cá, o objetivo seria encontrar uma localização de excelência, de modo a garantir a afluência. Porém, e seis anos depois, não há quaisquer vestígios de um restaurante Five Guys em Portugal.
É verdade que a pandemia de COVID-19 não ajudou. Aliás, e em declarações exclusivas ao Echo Boomer em março de 2024, Daniel Agromayor referiu que, desses seis anos, quase três foram impactados pela pandemia, não tendo sido a melhor altura para iniciar um novo mercado. “Durante esses anos, concentrámo-nos em proteger o nosso staff e a nossa atividade em Espanha, bem como no resto do mundo. Aliás, durante mais de 20 meses, congelámos a nossa expansão em Espanha.”
Ao Echo Boomer, Daniel Agromayor disse que, uma vez que as coisas voltaram ao normal há algum tempo, estavam a “trabalhar arduamente numa abertura em Portugal. Sei que a espera parece longa, mas, por vezes, há condicionamentos nos nossos planos. Gostava que já estivéssemos abertos!”.
A marca tinha como objetivo abrir uma uma localização de excelência algures em Lisboa, tal como fez nas cidades espanholas onde possui estabelecimentos. Eu tenho um sonho: 2025 deve ser o nosso ano!”, disse-nos Daniel Agromayor, algo esperançoso, mas certo que uma abertura da Five Guys em Portugal acontecerá mais cedo ou mais tarde.
Essa vontade foi depois reforçada numa entrevista durante o programa The Pulse with Francine Lacqua, da Bloomberg, em agosto de 2024, com John Eckbert, CEO da Five Guys na Europa, a referir que a cadeia de hambúrgueres e milkshakes iria abrir uma loja em Portugal no próximo ano.
“Vamos abrir uma loja em Lisboa em 2025. Queremos sempre abrir um local de referência, por isso estamos à procura do local perfeito”, adiantou o responsável. Mas não parece ser esse o caso.
Até ver, não há qualquer vislumbre da instalação de uma loja do Five Guys em Lisboa, tanto que a marca nem sequer está a contratar. E tendo em conta que estamos a dois meses e meio de terminar o ano, torna-se difícil acreditar que teremos uma hamburgueria Five Guys na capital portuguesa até final de 2025.
Em todo o caso, a Five Guys quer mesmo vir para o nosso país, não só para Lisboa, mas também para o Porto. Através do LinkedIn, a marca pede ajuda para instalar-se em vários locais na Península Ibérica, entre os quais as cidades de Lisboa e Porto, procurando espaços com pelo menos 300 m2 que estejam localizados nas ruas mais movimentadas da cidade, preferencialmente em esquinas, ou em áreas de grande tráfego pedonal, deixando também a possibilidade poder construir lojas em terrenos com capacidade para serviço drive-thru.