O estúdio norueguês, detido pela Tencent, vai reestruturar equipas para concentrar recursos na fase de suporte contínuo a Dune: Awakening.
A Funcom, o estúdio responsável por Dune: Awakening e sediado em Oslo, anunciou uma reestruturação que irá implicar despedimentos. Em comunicado citado pelo GamesIndustry.biz, o estúdio explicou que a transição para o período de suporte continuo do recente MMO inspirado no universo de Dune, requer uma canalização especifica de recursos internos para a produção de novos conteúdos, funcionalidades e melhorias.
“Esta transição para o desenvolvimento contínuo a longo prazo, enquanto trabalhamos também na preparação de uma versão para consolas no próximo ano, obriga-nos a reorganizar as equipas e a focar recursos vindos de diferentes projetos e estúdios. Infelizmente, isto significa despedir colegas que nos são próximos”, refere a nota.
No mesmo comunicado, a Funcom não adiantou o número de trabalhadores afetados, garantindo apenas que procura apoiar os colaboradores atingidos na procura de novas oportunidades.
Dune: Awakening, foi lançado em junho no PC, tornou-se o maior sucesso comercial do estúdio, com um milhão de jogadores registados nas primeiras duas semanas. A chegada às versões para PlayStation 5 e Xbox Xbox X|S está prevista para 2026, mas ainda sem uma data fechada.
No seu lançamento, tivemos a oportunidade de explorar esta versão virtual de Arrakis, num jogo que admitimos que pode ser uma ótima tradução do universo de Dune para um MMO, mas teve dificuldade em convencer-nos, especialmente para quem pensa deambular a solo no seu deserto.
A Funcom integra a Tencent desde 2020, e de acordo com Yong-yi Zhu, vice-presidente da divisão de jogos da empresa chinesa, não há novos planos para reduzir a presença de estúdios ocidentais no grupo, embora reconheça que a indústria vive um período de menor investimento em determinadas regiões.