Museu Zer0: o primeiro Centro de Arte Digital em Portugal abriu no Barrocal Algarvio

- Publicidade -

O Museu Zer0 é um novo espaço de arte digital no Algarve que combina investigação, residências artísticas e experiências imersivas.

“0 zer0 não simboliza o vazio, o nada, mas, pelo contrário, representa o todo, a plenitude.” Esta afirmação de Paulo Teixeira Pinto, fundador do Museu Zer0, serve de introdução à abertura do primeiro museu dedicado exclusivamente à arte digital em Portugal. Instalado nos antigos silos da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Azeite (CAPA), em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no coração do Barrocal Algarvio, o Museu Zer0 surge como uma oficina viva, sem um acervo tradicional, mas com residências artísticas, investigação e produção contínua. A sua atividade cruza território, comunidade, memória e inovação, projetando-se a partir do Algarve para contextos nacionais e internacionais.

O Museu Zer0 rejeita o modelo clássico de coleção permanente, apostando na criação de obras de arte digital através de novas tecnologias, privilegiando a produção in situ, concebida especificamente para os espaços expositivos existentes. Funciona como um laboratório artístico em constante movimento, centrado em residências, investigação e ligação à comunidade local.

Enquanto Centro de Arte Digital, o museu combina múltiplas funções: dispõe de uma sala imersiva, estúdio de som, pátio para concertos e projeções, espaço para criação artística, uma sala-órgão que serve simultaneamente para exposições e projetos baseados na maquinaria industrial existente, uma sala polivalente para mediação cultural, espaço para investigadores e um FabLab. Este conjunto de infraestruturas reforça o caráter experimental e crítico do museu, que se propõe como um local de reflexão sobre a arte digital e o seu impacto social.

O projeto de residências artísticas conta com o apoio da Fundação MEO, que pretende estimular artistas e investigadores a desenvolver projetos inovadores e visíveis, reforçando a singularidade do Museu Zer0 como oficina viva.

O Museu Zer0 está aberto de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados