Com quartos bastante básicos, o Stay Hotel Porto Centro Antas tem na localização o seu trunfo. E nesta altura do ano, os preços são bastante em conta.
Quem já ficou alojado em hotéis certamente conhecerá, ou terá mesmo experimentado, os hotéis da cadeia Stay Hotels, que nasceu com a ambição de oferecer aos viajantes uma experiência que combine conforto, praticidade e uma ligação próxima à cultura de cada cidade.
Desde a sua criação, a cadeia tem expandido a sua presença em Portugal, contando atualmente com 13 unidades distribuídas de norte a sul do país, dirigidas a quem viaja tanto a negócios como a lazer. Cada hotel procura criar um ponto de partida privilegiado para explorar a cidade, incentivando os hóspedes a descobrir os recantos históricos, gastronómicos e culturais de cada destino.
No Porto, onde a identidade cultural e histórica é particularmente forte, a marca reforçou a sua presença na cidade no início deste ano com o Stay Hotel Porto Centro Antas. Anteriormente conhecido como Porto Antas Hotel, surge numa localização estratégica nas imediações do Estádio do Dragão – 8 minutos a pé estão lá -, oferecendo uma ligação prática ao centro da cidade e facilitando o acesso a diversos pontos de interesse urbano e turístico.
De facto, a proximidade ao Estádio do Dragão torna o Stay Hotel Porto Centro Antas uma opção apelativa não só para turistas, mas também para adeptos de futebol e visitantes internacionais que pretendam acompanhar os jogos e viver a atmosfera da cidade durante os dias de partida. A partir desta base, é possível explorar a Baixa do Porto, incluindo a Avenida dos Aliados, a Estação de São Bento, a Rua de Santa Catarina e o Mercado do Bolhão, ou percorrer a Ribeira e admirar as margens do rio Douro e a icónica Ponte Dom Luís I. Para os interessados em história e arquitetura, a Livraria Lello, as caves de Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia e o Miradouro da Serra do Pilar, que oferece vistas panorâmicas da cidade, são visitas quase obrigatórias.
Para constatar tudo isto, tivemos oportunidade de ficar alojados duas noites no Stay Hotel Porto Centro Antas, em junho, aquando do Primavera Sound Porto. Chegar ao hotel, localizado na Rua Padre Manuel da Nóbrega 111, é super simples, e caso cheguem de carro, há estacionamento gratuito nas redondezas.
Por fora, o edifício não tem o melhor aspeto do mundo, fazendo lembrar algo industrial, mas sendo mininamente cuidado. Por dentro, no entanto, está tudo muito mais apresentável. Junto ao balcão do check-in, onde fomos bem recebidos, descem umas escadas e estão logo na zona do pequeno-almoço. Há imensas mesas disponíveis e, ao lado, uma zona de convívio comum, com mais sofás e mesas. Aqui há quem espere pelo check-in, há quem aguarde por amigos e familiares para terminar o check-out, e claro, é uma zona onde quem quiser pode levar o portátil ou um mini PC e trabalhar.
A caminho do nosso quarto, no entanto, e já após subirmos o elevador – de dimensões algo reduzidas -, demos de caras com um ambiente demasiado escuro nos corredores. Um ponto a rever, pois nem sequer se acenderam as luzes automaticamente, como é costume.
Com 41 quartos distribuídos entre as tipologias STAY One, STAY Twin e STAY Double, o Stay Hotel Porto Centro Antas é adequado a diferentes tipos de hóspedes, ainda que a decoração não seja, de todo, o seu forte. No interior temos apenas o básico: cama dupla ou de casal, móveis que parecem saídos do IKEA, uma cadeira junto a uma mesinha onde está a chaleira, um sofá de um lugar, uma televisão Grundig claramente datada e uma cómoda que podia estar na casa da nossa avó. Pelo menos neste quarto onde ficámos a decoração deixa a desejar, com um ambiente claramente pesado e datado, mostrando aqui porque é que é um hotel de 3 estrelas.
Mesma coisa acontece na casa de banho, com uma oferta de amenities reduzida… e cortinas, coisa que os hotéis deviam abolir. Ainda assim, conseguimos descansar bem, e no fundo é isso que interessa. Ah, há também Wi-Fi gratuito, que funciona bem q.b.
Quanto ao pequeno-almoço do Stay Hotel Porto Centro Antas, servido em formato buffet das 6h30 às 12h, serve perfeitamente para começar o dia da melhor forma, seja com cereais, fruta variada – laranjas (com possibilidade de sumo natural feito na hora), maças, peras, bananas e uvas -, ovo mexido, mini salsichas, feijão, bacon, queijo, fiambre, iogurtes e manteigas. Havia, ainda, vários tipos de pães, croissants, mini pastéis de nata e algo que não comia há anos: bolos de arroz!
Naturalmente há também as bebidas do costume – água, leite e café -, bem como opções sem lactose e para quem não consome produtos de origem animal. Para o resto do dia, há o serviço de bar e snacks, disponível durante 24 horas por dia.
No fim de tudo, a verdade é que o Stay Hotel Porto Centro Antas permite combinar a comodidade de um alojamento moderno com a vivência intensa da cidade do Porto. A principal característica que o distinguie é mesmo a localização estrátegica, sendo um ponto de partida ideal para descobrir a cidade de forma autêntica e prática, seja através de passeios culturais, visitas gastronómicas ou experiências desportivas junto ao Estádio do Dragão.
O melhor de tudo? O preço. A verdade é que, quando visitámos o Stay Hotel Porto Centro Antas, precisávamos de uma terceira noite, e foi-nos sugerido o preço de 139€ para duas pessoas, um valor manifestamente exagerado para aquilo que oferece e tendo em conta o tipo de hotel que é. No entanto, conseguem agora encontrar noites por 56€ para duas pessoas (sem pequeno-almoço), montante justíssimo e que compensa tudo o resto.