Para além das novidades para o Youtube Premium, foi lançando o YouTube Labs com testes que continuam a forçar o recurso à inteligência artificial.
O YouTube anunciou um conjunto de melhorias destinadas Youtube Premium. Entre as novidades destaca-se a introdução de áudio de alta qualidade na aplicação principal, disponível tanto para Android como em iOS. O áudio de alta qualidade estava até aqui restrito ao YouTube Music. Agora na aplicação principal surge a opção “Alta” que oferece uma taxa de bits de 256 kbps em AAC e OPUS, embora limitada a videoclipes oficiais e faixas de arte.
Outra novidade prende-se com as velocidades de reprodução. Dando a possibilidade de acelerar ou abrandar vídeos em incrementos de 0,5 até um máximo de 4x. Esta função estava anteriormente exclusiva das versões móveis e passa agora a estar acessível também na versão web. Ao mesmo tempo, a função Jump Ahead, foi alargada a televisores e consolas de jogos, permitindo que o utilizador salte diretamente para os momentos mais relevantes de um vídeo, ignorando segmentos repetitivos ou menos interessantes, bastando no caso das televisões, utilizar a seta do comando.
Os Shorts também recebem novidades. Por exemplos, passam a poder ser descarregados automaticamente com base no histórico de visualizações, uma funcionalidade que também já existia no passado, apenas reservada ao Android, mas que passa a ficar disponível em iOS, juntamente com o modo Picture-in-Picture. Adicionalmente, o YouTube apresentou o YouTube Labs, um espaço dedicado a experiências de inteligência artificial. O primeiro teste disponível chama-se AI Music Hosts e pretende enriquecer a experiência no YouTube Music com comentários, curiosidades e histórias sobre as faixas reproduzidas. O acesso, contudo, é restrito e pode ser conhecido aqui.